Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ANDANDO COM DEUS EM TEMPOS DE TORMENTA

Gênesis 6:5-9


Andar com uma pessoa é algo agradável. Em nossos dias a caminhada tem sido considerada um exercício saudável e que se torna bem mais agradável quando estamos acompanhados.

No entanto percebemos que em dias chuvosos o número de caminhantes diminui. Nem todos gostam de caminhar quando está chovendo. Talvez por não gostar de se molhar ou de carregar uma sombrinha ou por sentirem frio. Ainda tem algumas pessoas que quando não está chovendo tanto, ainda levam o seu guarda-chuva e insistem na sua caminhada.

Mas e quando a chuva é mais forte e com muito vento, fica praticamente impossível de se andar mesmo com o seu guarda-chuva. Não sei se você já passou por esta situação de está na rua no meio de uma tempestade, você irá notar que não verá muitas pessoas andando.

Hoje iremos aprender um pouco mais sobre Noé, uma pessoa que andou com Deus. No entanto ele andou em um tempo difícil, tempo de tempestades, enchentes, ou seja, tempos de tormenta. Vejamos com a história de Noé como podemos andar com Deus neste tempo.

1) SOMOS EXCEÇÃO
O primeiro ponto que quero destacar é que Noé era exceção em seu tempo. Naquele tempo a humanidade estava corrompida, a violência imperava, a situação estava tão trágica, a ponto do próprio Deus, criador de todas as coisas se arrepender do que tinha feito.

“então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.” (Gênesis 6:6 RA)

Deus estava triste com o rumo que sua criação havia tomado. Se você voltar alguns capítulos de sua bíblia notará que no fim da criação, Deus fica satisfeito com sua criação e tudo que ele fez era bom.

“Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.” (Gênesis 1:31 RA)

Não sei qual a sua experiência, mas é muito ruim, quando criamos algo para fazer o bem e vemos nossa criação tomar um rumo que não imaginamos. Os historiados dizem que Santos Dumont o inventor do avião, teve uma angústia tão grande ao ver os aviões sobrevoando o Guarujá em uma ação de guerra, que aproveitou a ausência de seu sobrinho e suicidou-se. Deus estava tão descontente que resolveu destruir sua criação.

“Disse o SENHOR: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito.” (Gênesis 6:7 RA)

No entanto Deus nos deu um fio de esperança, existia um homem que era exceção, que era diferente, que não estava de acordo com a corrupção que aquela geração enfrentava.

Vejamos as diferenças entre Noé e aquela geração.

GERAÇÃO   
Maldade multiplicada (Gn. 6:5)   
Violência ( Gn.6:11)   
Corrompida (Gn. 6:12)  

NOÉ
Íntegro (Gn. 6:9)  
Justo (Gn. 6:9)
Aprovado (Gn. 6: 8)

“Mas o SENHOR Deus aprovava o que Noé fazia.” (Gênesis 6:8 NTLH)

E em nossos dias, estamos preocupados em obedecer a Deus, em viver em comunhão com Deus, mesmo que para isso sejamos tachados de diferentes. Queremos agradar a Deus, andar com Ele, viver em comunhão com Ele ou queremos nos adaptar ao mundo que vivemos?

Infelizmente observamos principalmente com nossos adolescentes e jovens, uma preocupação excessiva em se adaptar a turma, ao grupinho do colégio, da faculdade, do trabalho, a galera do final de semana. Precisamos tomar cuidado com este tipo de abordagem, não tenha vergonha de ser diferente, não tenha medo, tenha a alegria de andar com Deus, viver em comunhão com ele e na hora certa você terá o reconhecimento do Senhor, assim como Noé teve.

“Disse o SENHOR a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração.” (Gênesis 7:1 RA)

“Depois o SENHOR Deus disse a Noé: —Entre na barca, você e toda a sua família, pois eu tenho visto que você é a única pessoa que faz o que é certo.” 
(Gênesis 7:1 NTLH)

2) TEMOS ABRIGO
Noé não teve vida fácil, além de viver num tempo em que ele era diferente de todos, num tempo em que a geração estava corrompida, ele estava prestes a enfrentar a primeira e maior tragédia natural da face da terra: a maior enchente de todos os tempos.

Deus ainda estava insatisfeito com aquela geração e resolveu destruir tudo em água, então ele chama Noé e ordena que ele construa uma arca para que possa abrigar sua família e alguns animais.

Analisemos novamente a situação de Noé, ele já era o diferente da geração e agora teria que construir um barco enorme para uma chuva muito forte que estava para vir. Imagino que além das chacotas que ele teve de ouvir das outras pessoas, ele ainda teve medo ao saber que todo o mundo seria destruído, no entanto ele era um homem justo e resolveu obedecer a Deus, pois sabia que Ele o protegeria.

Recentemente no distrito de Três Vendas em Campos dos Goytacazes, devido às chuvas e cheias de nossa região, um dique se rompeu e as águas iriam inundar aquele distrito. As autoridades correram para avisar a população e salvar o que fosse possível. Pudemos acompanhar pela televisão o desespero daquele povo ao saber que perderia tudo ou boa parte de suas coisas devido às cheias.

Acredito que Noé também se preocupou com sua família, suas coisas, o futuro de sua família e até mesmo com alguns amigos que poderia ter, a grande diferença é que quando andamos com Deus, sabemos que ele nos sustentará na hora certa, nos dará o abrigo quando precisarmos, por que estamos em comunhão com Deus.

A bíblia registra que Noé ficou na arca com sua família aproximadamente um ano (Gn. 7:6 / 8:13), neste tempo ele não ficou em sua casa, em seu conforto, ele ficou dependendo do abrigo que o Senhor tinha feito para ele, ele ficou na dependência de Deus, ele ficou no abrigo de Deus. Quando andamos com Deus, ele nos dá o abrigo, ele abre o seu guarda-chuva e nos protege da tempestade, talvez a situação não seja tão confortável, mas ele nos traz o livramento que necessitamos.

Veja a declaração do Rei Davi em seu Salmo:

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.” (Salmos 57:1 RA)


3) ELE NÃO SE ESQUECE DE NÓS
Como citado acima, Noé e sua família ficaram muito tempo na arca, a bíblia registra que toda a terra foi inundada e não sobreviveu ninguém (Gn: 7:21-23). Talvez tenha passado pela cabeça de Noé que Deus havia se esquecido dele, tanto tempo vagando por aquela imensidão de água sem visualizar nada, sem ver ninguém, sem esperança.

Mas quando andamos com Deus, ele não nos abandona, ele se lembra de nós.

“Lembrou-se Deus de Noé e de todos os animais selváticos e de todos os animais domésticos que com ele estavam na arca; Deus fez soprar um vento sobre a terra, e baixaram as águas.” (Gênesis 8:1 RA)

Deus sempre se lembra dos seus companheiros de caminhada.

Ele não te abandona, por maior que seja a calamidade que você está enfrentando, saiba que Deus jamais desistirá de você. 

Esta semana o Brasil sofreu com a notícia dos desabamentos de três prédios na cidade do Rio de Janeiro. Pessoas que estavam trabalhando ou estudando e hoje já não estão entre nós. São muitas as histórias que ouvimos de pessoas que estavam cumprindo aviso prévio ou até mesmo que receberam telefonemas de seus cônjuges chamando para ir embora e tendo a reposta que em 10 minutos sairia porque estava com muito trabalho, foram os últimos minutos da vida deles.

Mas teve um relato que me chamou a atenção, o relato de um sobrevivente que estava no sexto andar e que viu o prédio cair sobre sua cabeça, mas permaneceu vivo e começou a gritar. Um bombeiro escutou seus gritos e perguntou onde ele estava, e ele respondeu que estava no 6º andar. De repente este homem agarra-se à bota do bombeiro e o chama, este informa que ele não está mais no 6º e sim no 1º. Ao sair do hospital e ser entrevistado por uma repórter, ela pergunta sobre o que ele pensou quando estava lá embaixo, este homem que era o zelador do prédio respondeu: Só pensava na minha família e orava a Deus. A resposta deste homem chamou a minha atenção, não sei a religião dele e nem se tinha uma comunhão com Deus, mas o fato de responder que ORAVA A DEUS, me levou a entender que era um homem que tinha comunhão com Deus, que andava com Ele e que não foi esquecido por Deus.

Percebemos a mudança do sentimento de Deus, antes ele queria esquecer-se do homem, ficou descontente com sua criação. Mas se lembrou do homem que andava com Ele e o resgatou.

CONCLUSÃO
Quando Noé sai da arca e levanta um altar ao Senhor, Ele aspira o cheiro suave do sacrifício e declara:

“E o SENHOR aspirou o suave cheiro e disse consigo mesmo: Não tornarei a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque é mau o desígnio íntimo do homem desde a sua mocidade; nem tornarei a ferir todo vivente, como fiz. Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite.” (Gênesis 8:21-22 RA)

Graças a Noé e seu compromisso em andar com Deus, hoje nós temos a aliança do Senhor sobre nossas vidas. (Gn: 9:8-16)

A família do Rev. Luiz Lopes, que é bem conhecida em nossa região, ao enfrentar a doença terminal de sua esposa, criaram a seguinte frase.

“Melhor a tempestade com Cristo, do que as águas mansas sem Ele”
Família Lopes

Meu irmão, concluo esta mensagem dizendo que Andar com Deus ou viver em comunhão com Ele é algo extraordinário, mesmo em tempos de tormenta.

Quando caminhamos lado a lado do nosso Deus, não temeremos as tempestades que virão na nossa vida. Seja diferente, aguarde o abrigo do Senhor e tenha a certeza de que ele não se esquecerá de você.

Deus nos abençoe.

Pb. Erikson F. de Araújo
Esboço do sermão do dia 29/01/2012 na Igreja Presbiteriana de Bom Jesus do Norte


CLIQUE ABAIXO PARA BAIXAR O SLIDE UTILIZADO NESTE SERMÃO

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

2ª VIAGEM MISSIONÁRIA DA UMP

Clique no cartaz para ampliar

Clique no cartaz para ampliar