Páginas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

GRATIDÃO EM TEMPOS DE ANGÚSTIA

Jó 1e 2:1-10

Somos servos de Deus e como seus servos recebemos inúmeras bênçãos d’Ele. Como é bom receber algo agradável e poder expressar nosso agradecimento, quando alguém faz um favor ou algo que lhe deixa feliz temos o hábito de agradecer. Mas e quando recebemos algo que aparentemente não é bom? Qual deve ser nossa reação diante disto? E se isso vem com a permissão de Deus?

Esta semana a região serrana do Estado do Rio de Janeiro sofreu com uma tragédia que abalou todo o país. Pessoas perderam todos os seus bens, perderam parentes, estão doentes e feridas, deprimidas e sem esperança, pensando em recomeçar mas sem saber por onde fazê-lo.

Hoje trataremos da vida de Jó, um servo temente a Deus que passou por situações desagradáveis em sua vida, situações estas que também podemos vivenciar. Vejamos algumas perdas que este servo de Deus passou em sua vida.

1) A PERDA FINANCEIRA
A bíblia relata que Jó era o homem mais rico de todo o oriente. Ele tinha uma grande família que promovia festas frequentemente, ou seja, Jó tinha tudo o que um homem poderia ter. No entanto o inimigo resolve atacar justamente a área financeira de Jó e como num piscar de olhos, ele perde toda a sua fortuna e fica pobre.

Algumas pessoas dizem que quando se trata de finanças, é melhor uma pessoa pobre se tornar rica, do que uma pessoa rica ficar pobre. A pessoa que já está acostumada com um nível de vida e cai, a tendência é que tenha dificuldades em adaptar-se a este novo status.
A situação de Jó era complicada, voltando a lembrar da tragédia da região serrana, podemos comparar com a situação de Jó. Muitas pessoas que residem naquela região são agricultores ou pecuaristas como Jó. Nós pudemos visualizar o desespero destas pessoas diante da perda de toda a sua fonte de renda. Imagine aquele humilde agricultor que pegou um empréstimo do banco e investiu tudo em sua colheita e em uma noite perde tudo. Realmente é algo muito triste.

A bíblia não condena o dinheiro e sim o amor ao dinheiro.
“ Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.” (1 Timóteo 6:10 RA)

O dinheiro é algo necessário e Jó precisava dele. Como seria sua vida diante desta terrível perda?

2) A PERDA DOS FILHOS
Jó era pai de sete filhos e três filhas, 10 filhos, uma família abençoada. A bíblia registra que
“ Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão.” (Salmos 127:3 RA)

Jó era um pai feliz, ele amava tantos seus filhos que quando terminava a rodada de banquetes, ele santificava seus filhos e levantava-se de madrugada para oferecer sacrifícios à Deus em favor deles.

Irmãos, deve ser muito difícil para um pai perder um filho, imagine a situação de Jó ao perder 10 filhos. Ontem, (15/01/2011) completou 16 anos que Deus chamou meu irmão para a glória, num domingo como hoje, tudo estava muito bem e após o almoço brincando na piscina ele veio a falecer, pude presenciar de perto o sofrimento dos meus pais diante desta perda, mas só pude realmente ter idéia do amor que um pai tem pelo seu filho quando tornei-me um pai também. Às vezes chego em casa depois trabalho e vejo minhas crianças doentes, como fico angustiado tentando fazer algo.

No ano passado também perdemos um grande amigo nesta mesma época em Janeiro. Nós havíamos tocado no domingo à noite e quando foi na segunda estávamos todos surpresos com a notícia que ele foi levado pelas águas do rio e ficamos à procura de seu corpo.

Imagino os pais que sobreviveram à tragédia na região serrana, mas que perderam suas famílias; assisti uma reportagem de um homem que sobreviveu graças à cabeceira de sua cama que não deixou a terra vir sobre ele, mas perdeu sua esposa e filhos nesta tragédia.

Irmãos, o sofrimento de Jó deve ter sido algo terrível, além da perda financeira, agora ele perde também seus filhos. Como ele poderia reagir a tudo isto?

3) A PERDA DA SAÚDE
Normalmente quando chegamos ao fim do ano, temos o costume de desejar um feliz ano novo aos nossos amigos e parentes. Muitas vezes perguntamos como foi o ano e recebemos a seguinte afirmação: ESTANDO COM SAÚDE, É O QUE IMPORTA.

Para algumas pessoas a perda financeira ou a perda de seus familiares pode ser resolvida de uma forma mais fácil, no entanto, quando mexe com a saúde a reação muda.

Jó também enfrentou este problema, ele ficou muito doente e não foi uma doença simples. Ele não teve uma gripe, um mal estar ou mesmo dengue, ele teve CÂNCER. E não foi um câncer como conhecemos que começa com um tumor em alguma parte do nosso corpo, a bíblia fala que Jó teve tumores em todo o corpo, da planta dos pés até o alto da cabeça (Jó 2:7). O sofrimento dele era tão grande que ele sentou em cinzas e pegou um caco para com ele raspar-se (Jó 2:8).
Sabe o que isso quer dizer, não tem quando você leva um tombo e fica ferido e passa o remédio e quando o mesmo começa a agir você sente coceiras e tenta coçar para aliviar, mas não pode porque se não a ferida abre, pois é Jó sofria tanto que estava fazendo isso com um caco de telha, tijolo ou algo parecido. Que angústia Jó enfrentou, perdeu seus bens, perde seus filhos e agora perde a sua saúde.

CONCLUSÃO:
Irmãos talvez você esteja pensando que se você passasse por estas situações, você não aguentaria. Talvez se passasse por somente uma dessas perdas já seria terrível.

No entanto aprendemos que a vontade de Deus é sejamos gratos à ele em tudo.
“ Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1 Ts 5:18 RA)

Paulo não fala aqui para agradecermos somente nos momentos bons e sim em tudo, ou seja, em todas as circunstâncias, em todos os momentos.

Realmente as situações que Jó enfrentou não foram fáceis. Ele ficou triste, mas em momento algum atribui alguma falta à Deus. Quando ele perde seus bens e filhos, veja como ele reage:
“ Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou;  e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!” (Jó 1:20-21 RA)

E quando perde também sua saúde, recebe um péssimo conselho de sua esposa, que estava ao seu lado em todos estes momentos para que amaldiçoasse Deus e morresse, mas Jó responde:
‘... Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.” (Jó 2:10 RA)

Aqui temos uma grande lição da parte de Jó, precisamos saber agradecer à Deus por tudo que ele nos tem dado, independente que seja bom ou ruim, devemos ser gratos a Deus em todas as circunstâncias e saber que ele está sempre ao nosso lado.

Fico feliz quando vejo o noticiário sobre a tragédia na região serrana, quando alguns entrevistados respondem: “Graças a Deus que nos deixou vivos para reconstruir nossa cidade”. O reconhecimento de que Deus está acima de todas as coisas é fundamental em tempos de angústia.

Não ache que seus problemas acabarão, teremos sempre problemas, mas a diferença é como lidamos com os nossos problemas, Jó era um homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal, (Jó 1:1) quando temos este perfil, fica bem mais fácil de lidar com nossos problemas.

Finalizo lembrando a música do cantor Lázaro que diz: “Vou passando pela prova dando glória à Deus”. Que possamos ter Deus, como o senhor de nossas vidas, aprendendo a dar graças em todos os momentos. Que Deus nos abençoe.

APLICAÇÃO

E você no lugar de Jó diante de tantas provações, qual seria a sua reação?
Pb. Erikson F. de Araújo
Esboço do Sermão do dia 16/01/2011 na IP de São José do Calçado

2 comentários:

  1. Agradeço a Deus sempre que me edifico com a mensagem que Deus colocou em seu coração para transmitir a nós seus filhos, Ele tem te usado de forma simples e edificante. Minha oração é que vc continue se colocando no lugar de vaso e deixe que Ele em sua infinita misericordia te encha. Bjs filho, Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Erikson, muito bom o sermão sobre Jó, graças a Deus. Olha, voce está melhorando, esse é nota 8 em todos os aspectos. Quero em breve lhe dar nota 10. Parabens! muito bom e que o nosso Deus te abençõe mais e mais. Boa noite e abraço, a paz. O pai.

    ResponderExcluir