Páginas

sábado, 1 de setembro de 2012

O CIDADÃO DOS CÉUS


Salmo 15

Hoje em dia se fala muito sobre fazer a diferença. Frequentemente escutamos pregadores falando sobre este assunto e até mesmo em orações.

Fazer a diferença atualmente não é tarefa fácil, mas como cristãos comprometidos, precisamos pensar e agir de tal forma que esta diferença possa ser refletida no nosso dia-dia.

Mas fico pensando, como cidadão, como posso ser diferente, a própria constituição de nosso país diz que somos todos iguais no seu artigo 5º.

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

Percebemos que o Rei Davi teve a mesma preocupação ao perguntar ao senhor como ele poderia habitar no tabernáculo do Senhor e morar no seu santo monte. Na verdade, entendemos que Davi demonstra um interesse em ser diferente, em não ser um cidadão qualquer e sim de fazer a diferença por onde passasse. Também notamos que ele atingiu seu objetivo, pois hoje o Davi ficou conhecido como um dos maiores reis de todos os tempos e o rei segundo o coração de Deus, ou seja ele conseguiu fazer toda a diferença, vejamos qual foi a resposta de Deus para Davi que fez toda a diferença e que o tornou um cidadão dos céus.

1) ÍNTEGRO, JUSTO E VERDADEIRO
No verso 02 encontramos o primeiro passo para se tornar um cidadão dos céus. Precisamos ter integridade, sermos justos e falar a verdade. Três qualidades cada vez mais raras em nosso dia. Vivemos em uma sociedade, onde o conceito de integridade mudou para o relativismo, hoje não é o certo e sim tudo é relativo. O certo passou a ser o relativo e não o absoluto e a palavra de Deus é absoluta, ela não muda, ela é clara e objetiva, precisamos parar de dar “jeitinho” em tudo e sermos corretos como a palavra de Deus nos ensina.

Não podemos, no entanto sermos injustos, e isso em qualquer situação. Por vezes queremos ser justos somente quando a situação é favorável para nossa vida, mas a justiça é cega e não vê interesses e sim o que é correto.

E para que esta integridade e justiça reflitam em nossa vida, precisamos ser exemplo dizendo sempre a verdade. Como é triste quando uma pessoa é confrontada por não falar a verdade e que por consequência perdeu a sua confiança. Como podemos fazer a diferença e sermos considerados um cidadão dos céus, se temos esta fama que gera desconfiança. Precisamos afastar a mentira de nossa vida se quisermos fazer a diferença.

2) SER MODERADO NO FALAR
O verso 3 fala sobre a língua. Vejamos alguns textos que falam sobre a língua:

“Flecha mortífera é a língua deles; falam engano; com a boca fala cada um de paz com o seu companheiro, mas no seu interior lhe arma ciladas.” (Jeremias 9:8 RA)

“Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.” (Provérbios 6:16-19 RA)

“Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno. Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano; a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero.” (Tiago 3:6-8 RA)

A bíblia nos fala que para sermos diferente e um cidadão dos céus precisamos ser moderados no falar, resumido o versículo e sendo bem o objetivo, o que o salmista diz é o seguinte: 

“Se eu quero ser um cidadão dos céus, não posso ser fofoqueiro, semear contendas e nem mentiroso”.

Precisamos ter muito cuidado até porque ninguém gosta de ficar perto de pessoas que só fazem fofoca, pessoas que só falam mal dos outros e mentirosos, a tendência não é fazer a diferença e sim afastar as pessoas.

3) RESPEITA E CUMPRE O QUE PROMETE
No verso 4 encontramos que o cidadão dos céus não se mistura com quem rejeita palavra de Deus, isto não quer dizer, que iremos ignorar todas as pessoas que não são cristãs. Mas quando tratamos bem, falamos da palavra do Senhor e percebemos que não há mudança, nem interesse em seguir os caminhos de Deus, não cabe a nós seres humanos forçarmos uma situação. Entregamos nas mãos do Altíssimo e deixamo-lo agir conforme o Seu querer.

Ao mesmo tempo honramos e respeitamos as pessoas que temem ao Senhor e buscam estar na presença de Deus. Como é gostoso quando estamos reunidos em igreja, no culto, em um retiro, uma noite de louvor ou confraternização, como é agradável estarmos juntos em família com pessoas que tem o mesmo pensamento de louvar e agradecer a Deus. Precisamos respeitar estes momentos e estas pessoas.

Outro ponto importantíssimo é cumprirmos nossas promessas. Estamos próximo ao período de eleições municipais e infelizmente a maioria dos candidatos tem o péssimo hábito de prometer e não cumprir. E isso por vezes acontece no nosso dia-dia, independente da justificativa, precisamos ter o cuidado de sermos fidedignos em nossas promessas. Costumo sempre dizer:

“É melhor não prometer e cumprir, do que prometer e não cumprir”.

4) NÃO AMA O DINHEIRO
Vejamos o que o verso 5 diz:

“o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado.” (Salmos 15:5 RA)

Aqui nós temos duas situações: o empréstimo com usura e a cobiça em ganhar dinheiro. Emprestar com usura, é emprestar com um juro exagerado, ou seja, a pessoa não está querendo emprestar para ajudar ao próximo e sim para ganhar mais dinheiro e enriquecer à custa da necessidade do mesmo. No outro caso, quer ganhar o dinheiro ilicitamente, ou seja, sabe que o próximo é inocente, mas o fato de ganhar mais dinheiro o leva a mentir e prejudica-lo, ou seja, é mais importante o ganhar, do que ajudar.

Você pode até ressaltar que hoje em dia estas práticas são comuns, ou seja, todos emprestam dinheiro a juros e todos querem ganhar mais, e ainda justifica dizendo que precisa ver o lado dele.

A Bíblia nos ensina que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males:

Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.” (1 Timóteo 6:10 RA)

Se quero ser um cidadão dos céus, um jovem que faz a diferença não posso me acomodar com as situações em que a maioria acha normal.

CONCLUSÃO
No final do verso 5 encontraremos o seguinte relato:

“o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado.” (Salmos 15:5 RA.

Na segunda parte deste versículo encontramos a resposta de Deus para nossa vida, que se procedermos desta forma, jamais seremos abalados, seremos com uma montanha, firmes para sempre. E esta firmeza será notada e nosso “monte” fará a diferença, seremos verdadeiros cidadãos dos céus.

APLICAÇÃO
1) Como está sua vida?
2) Você se enquadra nestas qualidades?
3) Você tem feito diferença na sua escola, no seu trabalho, na igreja e no seu lar?
4) Você tem sido um cidadão dos céus?

Que Deus possa abençoar nossas vidas cada vez mais.
Pb. Erikson F. de Araújo
Esboço do sermão  do dia 14/07/2012 no Sabbath na IPBJN.

Clique no link abaixo para baixar os slides utilizados neste sermão.

Um comentário:

  1. Kson mais uma vez vejo que Deus tem te usado para falar aos corações. Continue se colocando nas mãos Dele e deixe que vidas sejam abençoadas. Bjs

    ResponderExcluir