Páginas

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

NÃO HÁ LUGAR NA HOSPEDARIA

Texto Base: Lucas Cap. 2 vs. 1 a 7.

  • Introdução
O texto nos remete a um momento na história onde uma grande peregrinação por conta de um recenseamento ordenado por César Augusto, então Soberano de Roma, leva José e Maria de volta à cidade natal de José: Belém. Os fatos que se seguiram refletem os atropelos de uma agitação causada por uma obrigação imposta por aquele monarca, o que culminaria com o nascimento do Messias num estábulo. É fácil entender se imaginamos a mesma situação nos dias atuais. Pessoas se acotovelando pelas ruas em busca de um lugar para ficar, comércios abarrotados e restaurantes cheios sem dar conta da demanda. Pessoas em busca de satisfazer uma obrigação: o Natal. Em meio a toda essa agitação era de se esperar que não houvesse lugar para JESUS.
Igualmente hoje não há lugar nesse Natal para Jesus!

1 – Não há lugar em alguns templos: José e Maria buscaram primeiro um lugar próprio para receber Jesus com todo o conforto e cuidado de que precisavam. Mas esses lugares já estavam cheios daqueles que podiam pagar mais pela estadia. Hoje muitos templos, lugares próprios para receber as pessoas e mostrar a elas o verdadeiro sentido do Natal estão cheios de outros interesses como está escrito no livro de Oséias no cap. 4 vs. 7 e 8 - Quanto mais estes se multiplicaram, tanto mais contra mim pecaram; eu mudarei a sua honra em vergonha. Alimentam-se do pecado do meu povo e da maldade dele têm desejo ardente. Verdadeiros “mercados de bênçãos” onde quem paga recebe os milagres de que precisa. Não, definitivamente nesse Natal não há lugar em alguns templos para Jesus!  

2 – Não há lugar nos lares: José e Maria certamente devem ter tentado conseguir pousada em lares uma vez que as hospedarias estivessem cheias. Mas não havia lugar. Estavam todos ocupados em hospedar os seus, preocupados com os seus próprios interesses e em satisfazer seus desejos. Como naquele dia o Senhor pede morada: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.” (Apocalipse 3:20)  Mas hoje os lares também estão cheios. Cheios de:
  • Árvores de Natal;
  • Papai Noel;
  • Ceia de Natal;
  • Presentes de Natal;
Não, definitivamente nesse Natal não há lugar nos lares para Jesus!

3 – Não há lugar nas vidas: Por fim José e Maria imploraram pela misericórdia de alguém até que finalmente foi-lhes cedido um espaço sujo, impróprio e não condizente com o Filho de Deus. Um lugar que sobrou. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;” (João 1:12) Mas hoje, nesse Natal não há lugar nas vidas que estão cheias. Cheias de:
  • Preocupações;
  • Trabalho;
  • Stress;
  • Afazeres do dia-a-dia;
  • Corrida para comprar os presentes;
  • Engarrafamentos;
  • Ansiedade;
  • Dívidas acumuladas e etc.
Não, definitivamente nesse Natal não há lugar nas vidas para Jesus!
   
Mas o Natal de Jesus, como foi previsto pelo profeta Isaias cerca de 700 anos antes de seu nascimento, e anunciado a um povo cativo e descrente de qualquer solução para a sua situação, é o mesmo que hoje devemos anunciar a um mundo igualmente incrédulo e aprisionado.
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” cf. Isaias cap. 9 vs.6.

  • Conclusão:

É preciso compreender que o Natal de Jesus representa para nós o cumprimento da promessa. Promessa de redenção, de restauração, de religação do Homem com Deus. Assim não pode haver lugar para nada, além do verdadeiro sentido do Natal: Jesus.
Presente é bom...
Ceia de Natal é bom...
Árvore e enfeites de Natal são lindos...
Mas nada disso fará sentido se ignorarmos o real significado do Natal. Realmente, sem Ele, o Natal perde o sentido! Sem um relacionamento vivo com o Redentor eterno, com Jesus Cristo, a vida é apenas uma seqüência de preocupações e aflições. Apenas Ele tem o poder de perdoar pecados e dar paz aos corações atormentados. Por isso Ele veio ao mundo, nascendo em Belém: "...e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará seu povo dos pecados deles" (Mateus 1.21). Por isso Ele entregou Sua vida na cruz e ressuscitou da sepultura.

Queridos, na nossa igreja tem havido lugar para Jesus? No nosso lar temos convidado Jesus a cear conosco? Na nossa vida temos recebido o Senhor Jesus? Ou o temos relegado a nascer numa estrebaria todos os dias?

Diác. Itamar de Oliveira Rodrigues Jr.
Esboço do Sermão do dia 20/12/2009.

4 comentários:

  1. É isso aí meu amigo e irmão, parabéns pelo sermão, que possamos ter Jesus como prioridade em nossas vidas, não só no natal, mas em todo o tempo.

    Que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Itamar meu querido, louvo a Deus pela sua vida, e por fazer de vc um instrumento que leva as boas novas a muitos que precisam dela. Vc foi iluminado pelo Espírito Santo para transmitir mensagem tão especial nesses dias de tanta luta. A minha oração que Deus continue lhe capacitando e que muitas vidas sejam salvas atravéz de vc. Um Grande Abraço. Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários, amigos e irmãos! Eles são um incentivo para mim. Sigam orando por mime pela minha família e fiquem certos de que, mesmo longe, não nos esquecemos de vocês!
    Forte abraço e a Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo sermão. Está ótimo. Deus o abençoe e lhe ilumine muitas outras vezes. Pr. David Araujo

    ResponderExcluir