Páginas

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

DEUS REQUER SERVOS MOTIVADOS

Leitura Bíblica: Josué 1:1-9

É comum ouvir falar em nossos dias sobre motivação e capacitação, um profissional que não se enquadre nesses moldes, dificilmente conseguirá espaço no campo de trabalho. E na obra do senhor, qual tem sido nossa motivação? O que nos tem impulsionado à realizar a obra de Deus?

No texto encontramos a história de Josué, um servo de Deus que acompanhou o grande líder Moisés em toda a sua caminhada pelo deserto com o objetivo de encontrar a Terra Prometida.

Observamos que Josué possui um perfil de liderança diferente de Moisés que tinha o perfil de um pastor pacificador, ouvindo as queixas do povo durante toda a caminhada pelo deserto, já Josué tinha o perfil de comandante determinado, um líder ideal para o momento em que o povo passaria, que seria a tomada da Terra Prometida.

A partir do capítulo 13 de Números, temos a narrativa dos espias que são enviados para espiar a Terra Prometida. O relatório da maioria dos espias é pessimista, destacando mais os obstáculos que teriam do que as maravilhas daquela terra. Somente Calebe e Josué que foram contrário, ou seja a minoria em relação aos 12 espias. Josué demonstra um quadro de indignação no texto de Números 14:6-9 “E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais.” (Números 14:6-9 RA), mesmo assim o povo não se comove e tem o desejo de apedrejar Josué conforme o verso 10 do mesmo capítulo. Se pararmos para analisar, podemos concluir que Josué passou por um quadro de desânimo e decepção, tanto é que encontramos no texto de Deuteronômio 3:28 Deus ordenando a Moisés que o anime: “Dá ordens a Josué, e anima-o, e fortalece-o; porque ele passará adiante deste povo e o fará possuir a terra que tu apenas verás.” (Deuteronômio 3:28 RA) e também encontramos no próprio texto de Josué 1:1-9 o próprio Deus deixando uma palavra de ânimo à Josué para assumir a liderança do povo.

Vejamos algumas características que Deus requer de um servo motivado:

1) Deus requer servos dispostos à realizar à obra dEle: Em Josué 1:2, o termo “dispõe-te, agora”, quando Deus nos chama para uma determinada tarefa ele exige a disposição imediata em estarmos realizando sua obra. Ele não pede para depois, quando você tiver um tempo. Deus precisa de você agora, não deixe a obra do Senhor para depois.

2) Deus requer servos confiantes nEle: Deus oferece todo o suporte necessário para à realização de sua obra. Em Josué 1:5, temos a promessa de Deus à Josué dizendo que ninguém poderá resisti-lo e que estaria ao seu lado, não o deixaria, nem o deixaria desamparado. Quando realizamos à obra de Deus precisamos confiar que Deus irá suprir nossas necessidades, não temos que nos preocupar, Ele é o senhor de nossas vidas e sabe de tudo que necessitamos. Em Provérbios 16:3 encontramos o texto “Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos.”.

3) Deus requer servos fortes e corajosos para a sua obra: Em Josué 1:6 diz: “Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais”. Duas características interessantes temos neste versículo, primeiro Deus quer servos fortes, não podemos ter obreiros que irão desanimar nos primeiros obstáculos que surgirem, precisamos ser forte para vencer as tribulações de nossos dias. Jesus disse: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16:33 RA) Também chamo a atenção em relação à nossos jovens, em 1ª João 2:14c encontramos “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o maligno”, nossos jovens precisam abraçar à obra de Deus, o momento é agora e não depois, os jovens tem força para isso. Outra característica que encontramos nesse mesmo versículo é a coragem, um dos grandes problemas de nosso tempo é a covardia que muitos cristãos têm ao proclamar a obra de Deus. Ter a coragem de se posicionar e se levantar no meio da multidão, mesmo sendo tachado, muitas vezes, de maluco ou ridículo, é nossa obrigação como servos de Deus. Por vezes não temos o apoio de outros irmãos que preferem se esconder ao proclamar a verdade, temos que ter cuidado com isso, pois Deus condena os covardes em sua palavra “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” (Apocalipse 21:8 RA).

4) Deus requer servos obedientes: Em Josué 1:7 Deus ordena que Josué “não se desvie, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares”. Para termos o sucesso almejado na obra de Deus precisamos ser servos obedientes e realizar exatamente o que Deus quer para nossas vidas, mesmo que isso possa parecer estranho, precisamos obedecer à ordem de Deus. “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre.” (Salmos 111:10 RA).

5) Deus requer servos que proclamem a mensagem d’Ele: Já em Josué 1:8, Deus requer servos que sigam a Palavra d’Ele, que meditam nela de dia e noite,  precisamos de comunhão diária e isso adquirimos na busca constante do crescimento na leitura da Bíblia e oração. Um servo para estar motivado precisa ler a Bíblia diariamente.

Concluímos dizendo que, se seguirmos os passos de Josué, estaremos motivados e capacitados para estar realizando à obra do Senhor e com isso alcançar o almejado sucesso para Sua honra e glória.
Que nós, como igreja de Cristo, estejamos sempre motivados e que neste ano possamos realizar a Sua obra em nossa cidade, fazendo a real diferença que o povo de Deus precisa trazer.

“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” (Josué 1:9)

“Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” (Apocalipse 2:10 RA)

Deus te abençõe.

Pb. Erikson F. de Araújo
Esboço do sermão do dia 10/01/2010

3 comentários:

  1. Filho, mais uma vez o Espírito Santo de Deus lhe usa para ser porta voz das boas novas. A minha oração é que Ele continue te capacitando para as boas novas de salvação. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Meu amor, fico cada dia mais feliz em ver você sempre crescendo na presença do Senhor. Viver nos caminhos d'Ele é tudo o que precisamos para sermos felizes. Continue assim, e conte com as minhas orações! Beijo enorme. Tia Lia.

    ResponderExcluir