Páginas

segunda-feira, 19 de julho de 2010

O LIVRO QUE MUDA O MUNDO

Bem estou entrando em mais um período de férias e como sempre aproveito a oportunidade para assistir alguns filmes, hobby que gosto muito. Um deles foi o filme entitulado "O LIVRO DE ELI" estrelado pelo famoso ator Denzel Washignton que conta história de um homem que vive num mundo pós guerra apocalíptica, totalmente banalizado e destruído, onde a sobrevivência é um privilégio de poucos. O filme mostra o personagem principal Eli defendendo-se dos malfeitores da época, a princípio com o intuito de viver a sua vida e caminhar para o seu objetivo final.

Mas em determinado momento surge o vilão da estória, interpretado pelo ator Gary Oldman, que é um homem culto que lidera um pequeno vilarejo e tem como objetivo achar um livro que o fará reconstruir a sociedade, tendo ele como seu principal líder. O problema é que seus liderados nunca conseguem encontrar o tal livro, que está com ninguém menos do que nosso personagem principal Eli. Mas é interessante notar, por que só existe um exemplar desse livro? O que aconteceu com os demais? O que este livro tem de tão importante?

Talvez você já tenha deduzido de qual livro o filme retrata, mas se ainda não, vou deixar para você descubrir ao assistir o filme, o que quero retratar aqui são alguns aspectos importantes que destaquei deste filme:

1º - TEMOS MAIS DO QUE PRECISAMOS, E NÃO SABEMOS DISSO
Em determinada parte do filme, Eli lembra-se da época anterior a guerra onde tínhamos mais do que precisávamos e não dávamos valor a isso. Eli vive em um mundo onde há escassez de alimentos, água, emprego e dignidade para se viver como um ser humano, características que possuímos em nossos dias, mas que muitas vezes não damos valor. Você já deve ter ouvido falar da expressão "Só se dá valor a algo, quando se perde", o ser humano tem vivido assim, sem dar valor as bençãos que tem recebido de Deus, precisamos valorizar o que Ele tem nos dado.
 “ Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1 Ts 5:18 RA)

2º - O REAL OBJETIVO DA PALAVRA DE DEUS
Em nossos dias temos a oportunidade de possuirmos um livro precioso em nossas mãos que é a Bíblia Sagrada. De acordo com o filme todos os exemplares do livro que Eli carregava foram queimados durante a guerra, no entanto só depois que foram destruídos que as pessoas perceberam a grande importância desse livro. Mesmo assim enquanto Eli queria proteger o livro para salvar a verdadeira essência de sua mensagem, o vilão o queria para usar de forma equivocada, ou seja, para iludir as pessas através das palavras certas e assim conquistar o que sempre queria.

Infelizmente em nossos dias percebemos muitas pessoas utilizando a palavra de Deus de forma errada, visando seu próprio interesse e deturpando a Bíblia, ela nos alerta quanto aos falsos profetas.
 “ Porque aparecerão falsos profetas e falsos messias, que farão milagres e maravilhas para enganar, se possível, até o povo escolhido de Deus.” (Marcos 13:22 NTLH).

A Bíblia precisa ser usada para trazer a mensagem de paz e salvação que só Cristo pode dar.

3º - QUANDO DEUS NOS CHAMA DEVEMOS OBEDECER SEM QUESTIONAR
Outro aspecto importante que notei no filme, foi o chamado do personagem principal. Em certo momento ele escuta uma voz dizendo que ele deve levar o livro para o oeste. Ele não sabe o que há no oeste, ele não sabe exatamente o que fazer com o livro, ele é ridicularizado por todos, mas mesmo assim ele não desiste de sua jornada, ele continua firme com o propósito de cumprir sua missão e passa 30 anos sofrendo, mas ao fim ele recebe a recompensa merecida.

Nós também temos uma missão e precisamos cumprir para que um dia possamos falar como apóstolo Paulo.
 “ Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.” (2 Timóteo 4:7 RA)

Finalizando, o filme é muito interessante, apesar de não ser um filme evangélico, traz muitas lições para o cristão verdadeiro que procura viver segundo a palavra de Deus. No começo ele tem um estilio "Mad Max" com algumas cenas de violência (não recomendadas para nossas crianças) e que mostra um herói um pouco no estilo de Judas querendo resolver todos os problemas do mundo ao fio da espada, mas depois o filme vai tomando forma e termina com um final surpreendente, vale a pena assistí-lo e tirar as boas lições desse filme.

Assista O LIVRO DE ELI e que Deus te abençoe.
Pb. Erikson F. de Araújo

3 comentários:

  1. Filho, depois de ler um comentário desses não tem quem não queira assistir esse filme, vc é ótimo kkkkkkkkkk Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ok Erikson, gostei do comentário que voce fez sobre o filme de Eli, parabens e que te abençõe rica e abundantemente. ABraço e boa noite.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Kson!!!
    O enredo do filme é realmente esse... a estória é ótima e o final do filme, emocionante!
    Deus continue te abençoando, Kson. Bj!

    ResponderExcluir