Páginas

quinta-feira, 15 de julho de 2010

COMO SER CURADO?

Marcos 5:25-34

O texto é bem conhecido da igreja e retrata a cura de uma mulher que sofria de uma hemorragia há doze anos e ao ouvir falar de Cristo, crê que se pelo menos conseguisse tocar em suas vestes seria curada. Vejamos alguns aspectos deste milagre que traz grandes lições para nossa vida.

1)    PROCURE A AJUDA CORRETA
Nos versos 25 e 26 notamos que esta mulher sofria de uma hemorragia há doze anos. Não sei se você tem idéia do que é uma hemorragia, mas segundo o dicionário aurélio, hemorragia é um “Derramamento de sangue para fora de vaso(s) que deve(m) contê-lo.” Como diz a definição o vaso sanguíneo deve conter este vazamento, quando ele acontece é porque algo está errado e consequentemente traz dores ao nosso corpo. Nossas mulheres talvez entendam do que estou falando, mensalmente elas passam pelo período menstrual, onde há uma hemorragia e é interessante notar que essa hemorragia por ser algo incomum em nosso corpo, acaba sendo seguido por dores, o que causa grande aflição em quem enfrenta tal situação.

O texto relata que esta mulher já havia procurado vários médicos, gastado tudo o que tinha, no entanto a doença não melhorava e sim piorava e ao saber da “fama” de Jesus ela decide procura-lo para receber a cura.

Muitas vezes passamos por dificuldades, mas não procuramos a pessoa certa para resolver nossos problemas, esta mulher passou doze anos sofrendo nas mãos de médicos que só fizeram agravar sua enfermidade e ganhar o seu dinheiro.
O fato de deixarmos Cristo como última opção para a solução de nosso problema, pode acabar agravando ainda mais, trazendo muita dor e por muito tempo.

2)    TENDO CORAGEM PARA ENFRENTAR OS OBSTÁCULOS
Na parte final do versículo 24 diz que “grande multidão o seguia, comprimindo-o”. Aquela mulher quando ouviu falar de Jesus, decidiu ir atrás dele e não desistiu nem desanimou quando viu os obstáculos.

Esta mulher tinha o obstáculo da dor que sentia, que possivelmente a dificultava de locomover-se e chegar até onde Jesus estava, mesmo assim ela continuou sua jornada.

O obstáculo da solidão também estava presente na vida desta mulher, pois segundo a lei de Israel, a mulher que tinha hemorragia era considerada impura e tinha que ficar isolada. Em Levítico capítulo 15, podemos ler sobre a lei.

“ A mulher que tiver hemorragia ou que continuar menstruada além do tempo normal ficará impura como durante a menstruação.” (Levítico 15:25 NTLH)

Segundo esta lei, ela não poderia tocar em ninguém, pois se tornaria impuro também, por isso que ela afirmou que se ao menos pudesse tocar em suas vestes seria suficiente.

Outro obstáculo era a multidão, imagine você com muita dor, precisando da cura, tentando chegar a Cristo em meio há um grande número de pessoas. Mesmo assim ela continuou crendo que se ao menos conseguisse tocar nas vestes de Cristo ela seria curada.

Fico pensando, se essa mulher tivesse passado a infância que passei, talvez não tivesse essa fé. Não sei quantos já brincaram de pique, aquela brincadeira que tínhamos que correr atrás do outro e quando encostava no amigo o pique estava com aquela pessoa. Mas quando acontecia de encostar no cabelo ou na roupa, muitas vezes não aceitávamos, alegando que estes não tinha “sangue”, claro que isso era uma brincadeira de criança, mas mostra bem a crença popular de que as vestes não tinham importância e realmente não tem, mas o fato daquela mulher crer e ter fé, foi o que possibilitou a cura de sua enfermidade.

3)    TESTIFICANDO DA BENÇÃO RECEBIDA
Quando aquela mulher consegue finalmente o seu objetivo que era tocar nas vestes de Cristo e ser curada, algo mais acontece. De repente Jesus para de andar, vira-se e pergunta: “Quem me tocou nas vestes?”. Talvez tenha sido uma pergunta “sem noção”. Os próprios discípulos ficaram admirados com a pergunta do mestre e disseram: “Vês que a multidão te aperta e dizes: Quem me tocou?”.
É óbvio que Jesus sabia que a multidão o apertava e que várias pessoas tocaram em suas vestes, mas ela referia-se a um toque especial, um toque de fé, um toque que liberou poder e trouxe um milagre para aquela pessoa.

Mas então perguntamos, porque Cristo fez isso? Ele não poderia passar direto e deixar aquela mulher ser curada? Se procedesse assim, ninguém saberia que aquela mulher foi curada, ninguém acreditaria que ela tinha uma enfermidade e foi curada somente ao tocar nas vestes de Cristo. Jesus neste momento faz questão de testificar do milagre que aconteceu, Ele aproveita a oportunidade para que a multidão soubesse da ação do poder de Deus sobre uma pessoa que tem fé.

Muitas vezes recebemos as bênçãos de Deus e nos envergonhamos de dizer e testificar do poder de Cristo em nossas vidas. Quando Cristo para e pergunta quem o tocou, aquela mulher tem medo, talvez de ser repreendida publicamente ao ter ousado tocar no mestre sem sua permissão e ter-lhe tirado poder para a cura de sua doença. No entanto, Jesus exalta a atitude da mulher e diante de todos diz: “Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal.” 

Quando não temos medo de testificar das bênçãos de Deus em nossa vida vivemos em paz e temos o livramento que só Cristo pode trazer.

Meu irmão, concluindo, não sei o problema que você enfrenta, não sei a cura que você necessita, mas sei que quando procuramos Jesus Cristo, a pessoa certa, temos coragem para enfrentar os obstáculos e estamos dispostos a testificar de como Deus age em nossa vida, tenho certeza que você conseguirá a cura que tanto busca.

Que Deus abençoe a sua vida.
Pb. Erikson F. de Araújo
Esboço do Sermão do dia 11/07/2010

Um comentário:

  1. Filho fui grandemente abençoada com o sermão que Deus lhe iluminou a fazer, sei que muitas vidas o serão tbm. Continue firme se aprimorando cada dia nas coisas do alto. Bjs

    ResponderExcluir