Páginas

terça-feira, 31 de agosto de 2010

O FAMOSO: AVATAR

Assisti mais um filme nestas férias, desta vez foi o aclamado filme AVATAR e descrevo abaixo o que achei dele:

Não podemos discutir a competência do diretor James Cameron, assim como em outras produções, ele sabe criar um filme com atrativos que prendem a atenção do telespectador do início ao fim. O filme também é rico em efeitos especiais e paisagens fantásticas que impressionam à todos.

Já a estória não tem nada de extraordinária, conta sobre um ex-fuzileiro naval que ganha um novo corpo com o único objetivo de infiltrar-se em uma tribo nativa para aprender seus costumes e revelar suas fraquezas aos humanos. É a clássica estória de guerra e de invasão ou colonização, onde um povo tenta eliminar outro pela força para adquirir a riqueza da terra. Então o personagem principal apaixona-se pela princesa e acaba mudando de lado. A semelhança com estórias de colonoziadores que tiveram atritos com tribos nativas é grande como "Pocahontas" por exemplo. O final é previsível e não tem novidade alguma.

Algumas mensagens que o filme traz são saudáveis: como a injustiça da guerra que não vê pessoas com sentimentos e são mortas simplesmente pela ganância do ser humano. A clássica frase, "Eles não são humanos e sim inimigos" é nítida nos diálogos dos personagens. Outra parte mostra a deficiência física do ser humano, ressaltando o poder de superação e capacidade que o mesmo pode despertar, mesmo em meio às limitações.

Entretanto para os cristãos as mensagens do filme vão além, com demonstrações místicas de adoração à "mãe natureza" exaltando assim a idolatria e reencarnação, reforçando a tendência mundial de passar a falsa mensagem que tudo isso é correto e bom.

Estes temas entram em conflito com a Bíblia Sagrada, nossa regra de fé e prática, veja o que encontramos na palavra de Deus:

"Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos." (Êxodo 20:3-6 RA)

"E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo," (Hebreus 9:27 RA)

O filme é bom e se você sabe distinguir um simples filme de sua mensagem, não há problema em assistir. Já se você é daquele que deixa se influenciar pela mensagem de um filme, não recomedo, prá você eu recomendo a Bíblia.

Deus te abençoe.
Pb. Erikson F. de Araújo

Um comentário:

  1. Parabens filho, sua visão crítica e bíblica é válida e verdadeira. Parabens vc soube assistir e separar o joio do trigo. Deus Continue te dando discernimento em tudo que ler e ver. Bjs

    ResponderExcluir