Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A FAMÍLIA NO FIM DOS TEMPOS


Marcos 13:5-13
Gênesis 7:1

Irmãos é evidente notarmos que os sinais do fim dos tempos, presentes na palavra de Deus se tornam cada vez mais freqüentes em nosso cotidiano.

São rumores de guerra, fenômenos naturais e coisas que jamais presenciamos estão acontecendo com a freqüência cada vez maior.

Mas a bíblia também aponta alguns sofrimentos que acontecerão no fim com relação às famílias. Talvez não tenham tanto destaque na mídia como os terremotos, tsunamis e guerras, mas que tem trazido grandes transtornos para a vida familiar. São filhos matando seus pais e pais matando seus filhos.

Há alguns anos atrás tivemos dois crimes que chocou todo o país, em primeiro lugar o caso da família Richthofer, onde a própria filha em conjunto com o namorado, tramou o assassinato dos próprios pais. Em segundo lugar o caso da família Nardoni, onde o pai e madastra atiraram a própria filha pela janela do seu apartamento.

Porém hoje quero estudar com os irmãos sobre a única família que viveu e sobreviveu literalmente ao fim do mundo. A bíblia relata que nos tempos de Noé, o pecado e a corrupção eram tão grandes, que chegou ao ponto de Deus se arrepender da criação do mundo e destruir tudo o que tinha criado (Gn. 6:7). Mas ele resolveu preservar a vida da família de Noé.

Vejamos alguns aspectos importantes desta grande família, que podem nos ajudar a enfrentar o fim dos tempos:

1) ERA UM FAMÍLIA UNIDA

O primeiro ponto que quero destacar era que a família de Noé era uma família unida em vários pontos.

Esta família enfrentou junto o descaso da sociedade atual. Imagine quando Noé começa a avisar as pessoas do Dilúvio, elas pensaram que ele estava louco, fora de si, que não falava coisa com coisa.

Enquanto muitos membros da família teriam se afastado de seus parentes, a família de Noé mostrou-se unida diante deste caso. Por vezes presenciamos filhos tratando seus pais com descaso. A bíblia no diz que Noé era um homem justo, íntegro e que andava com Deus, seria normal que sua família o seguisse. Hoje em dia temos nossa família seguindo mais a sociedade do que a própria família. Sabemos que nossos pais estão no caminho correto, mas por um questão de ser bem visto na sociedade ou entre os amigos, rejeitamos nossa família prá ficar com pessoas desconhecidas.

E no caso de Noé ainda tinha as noras. É fácil ficar do lado do pai e da mãe, mas já pensou ficar do lado do sogro e sogra? A família de Noé foi unida até neste ponto.

São muitos os casos de filhos que preferem seguir “a galera”, a onda do momento do que seguir seus pais que andam no caminho do Senhor. Notamos vários jovens, chamando seus pais de caretas, estão por fora ou algo parecido.

Meu caro Jovem não cometa a “Caretisse” de chamar seus pais de Caretas por andarem com Deus, pois você acabará afundando nas águas do dilúvio, prefira navegar na Arca do Senhor com sua família.



2) ERA UMA FAMÍLIA QUE ADORAVA AO SENHOR


Após o dilúvio, Noé sai da arca com toda sua família e oferece sacrifício ao Senhor (Gn. 8:18-20).

Esta é uma característica muito importante da família. A família para enfrentar o fim dos tempos ela precisa adorar ao Senhor.

Quantas vezes presenciamos as famílias divididas quando o assunto é adorar o Senhor, passamos por dificuldades, rogamos as bênçãos de Deus, ele nos abençoa e não temos nem o bom hábito de agradecer pelo bem que ele nos tem trazido.

É tão bom quando recebemos à benção do Senhor e juntos em família rendemos graças a Deus. É tão bom quando vamos à igreja e estamos com toda a família participando e louvando a Deus. Como é triste quando a família fica dividida, quando só uma parte vai à igreja e a outra não.

Existe uma prática muito boa que podemos adorar ao senhor em família, que tem se perdido ao longo dos tempos, que é o CULTO DOMÉSTICO, uma prática tão boa e essencial para a família que tem sido substituída pelo ativismo de nosso cotidiano e por coisas supérfluas que não trazem edificação.

A família precisa estar adorando ao Senhor em todo o tempo.

3) ERA UMA FAMÍLIA QUE SE RESPEITAVA

Depois de adorar o Senhor, Noé acaba embriagando-se e se pôs nu dentro de sua tenda. Seu filho Cam viu o seu pai nu e foi contar a seus irmãos, o fato dele ter visto o seu pai desta forma, isso foi um ato desrespeitoso, tanto que seus irmãos resolvem cobrir o pai, mas o fazem de costas, sem olhar para ele.

A família precisa respeitar uns aos outros dentro do seu lar. O respeito é algo essencial para que a família viva bem. Os filhos precisam respeitar os pais e os pais seus filhos. Os mais novos respeitando os mais velhos e assim por diante.

Outro ponto interessante é que o respeito produz benção, enquanto a falta dele produz maldição.

Em Gênesis 9:24-27, percebemos Cam sendo amaldiçoado por sua atitude, enquanto seus irmãos Jafé e Sem recebem a benção do Senhor da boa de seu pai.

O respeito em família é algo essencial que produz bênçãos em qualquer tempo.

CONCLUSÃO

Irmãos, viver no fim dos tempos não é fácil e a tendência é que a cada dia que se passa as tribulações sejam cada vez maiores. No entanto, aprendemos com a família de Noé que podemos juntos em família, adorando ao Senhor e respeitando nossos familiares, vencer as tribulações que nos aparecem.

APLICAÇÃO

E sua família tem sido uma família unida, que adora ao Senhor e respeita seus familiares?

Que Deus abençoe nossas famílias.

Pb. Erikson F. de Araújo
Esboço do sermão do dia 22/05/2011 na IP de São José do Calçado

Disponibilizo abaixo os slides utilizados neste sermão, para baixar é só clicar sobre eles.

Um comentário:

  1. Filho mais uma vez vejo como Deus tem iluminado vc para falar de suas grandezas, fico agradecida a Ele por te usar e colocar as palavras certas na tua boca para elertar as familias. Minha oração é Deus continue te usado e fazendo de vc vaso escolhido. Amo vc! bjs

    ResponderExcluir