Páginas

terça-feira, 28 de junho de 2011

REALIZANDO A MISSÃO DE DEUS

Atos 8:4-8

Irmãos o texto de hoje acontece em um período marcante para a história do cristianismo. Neste momento Cristo havia subido aos céus e deixado seus discípulos para continuar sua missão de anunciar as boas-novas.

Os apóstolos haviam recebido o Espírito Santo e aguardavam em Jerusalém anunciando o Evangelho. Depois tivemos a instituição dos diáconos para auxiliar no serviço do Senhor e quem encabeça a lista dos diáconos é Estevão, que costumo dizer que foi o primeiro presidente da Junta Diaconal pelo fato de ser o primeiro na lista dos sete diáconos e como o costume presbiteriano preza, quando uma comissão é nomeada em concílio, o primeiro nome da lista é o relator da mesma, ou seja, quem vai dirigir os trabalhos. Como na Junta Diaconal de hoje o presidente é eleito, acredito que podemos fazer alusão à Estevão como o primeiro presidente da Junta Diaconal.

Este vem a ter uma passagem marcante no evangelho ao ser preso e defender corajosamente a missão que o Senhor Jesus ordenou que fizéssemos, combatendo a hipocrisia dos líderes e os maus costumes do povo judaico daquela época, então Estevão acaba ficando conhecido como o primeiro Mártir do Evangelho, ou seja, o primeiro que morreu em nome de Jesus.

Logo após surge outro personagem que vem a ser marcante na história do Cristianismo que é Saulo, que dá início a perseguição aos cristãos de forma contundente e cruel.

Com isso, acontece um movimento chamado de Dispersão, onde devido à perseguição sofrida, os crentes são obrigados a espalharam-se por outros lugares e consequentemente anunciam a palavra de Deus em locais que ainda não tinham ido.
E aí chegamos ao nosso personagem de hoje, que não é Estevão nem Saulo e sim Filipe, um homem simples, o segundo diácono ou vice-presidente da Junta Diaconal que em meio à morte de seu companheiro e a perseguição que os discípulos de Cristo sofriam, não perdeu o entusiasmo e vontade de anunciar a Cristo.

Vejamos através da história de Filipe, como podemos realizar a missão de Cristo nos nossos dias.

1) QUEM ESCOLHE ONDE VOCÊ VAI EVANGELIZAR É DEUS
Quando acontece a dispersão, estes dispersos vão por toda a parte e Filipe foi justamente a um lugar que talvez muitos judeus colocariam como última opção da sua lista.

Ele foi para Samaria. Os Samaritanos e os Judeus não se davam muito bem, veja a parte final do texto de João 4:9.
“ Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?” (João 4:9 RA)

Segundo o dicionário bíblico de Almeida a definição de Samaritano é:

[Pessoa nascida em SAMARIA. Israelitas e samaritanos não se davam por causa de diferenças de raça, religião e costumes.]

Com isto chegamos à conclusão que Samaria não era a melhor opção para um judeu evangelizar.

Pense comigo: Os Judeus estavam sendo perseguidos, estavam sendo mortos, se eu fosse pregar o evangelho em um lugar que as pessoas não gostavam de mim, provavelmente algo de ruim iria acontecer a minha vida.

No entanto, é Deus quem escolhe onde devemos levar a sua palavra e não nós mesmos.

Às vezes temos o péssimo hábito de escolher o local para evangelizar que é melhor para nossas condições físicas, sentimentais e momentâneas. Se Filipe pensasse assim, com certeza Samaria não seria a melhor escolha.

Precisamos nos colocar à disposição de Deus para ir onde Ele quer e não onde nós queremos.

Vamos notar que Filipe entendeu bem isso em pelo menos mais duas situações:

Quando ele vai evangelizar o etíope eunuco:
“ Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi.” (Atos 8:26 RA)

“ Mas Filipe veio a achar-se em Azoto; e, passando além, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesaréia.” (Atos 8:40 RA)

2) DEUS NOS COLOCA NOS LUGARES PARA ANUNCIAR A SUA PALAVRA
Outra coisa muito importante é que somos levados por Deus A evangelizar.

Filipe diante da situação que estava passando ele poderia se esconder, sumir por um tempo, esperar a poeira baixar para depois começar a anunciar o evangelho.

Mas percebemos que por onde ele passa ele cumpre a missão que foi destinado, sem medo das circunstâncias ou situações que poderia enfrentar ele cumpriu a missão que Jesus lhe deixou.
Vejamos os textos abaixo:
“ Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo.” (Atos 8:5 RA)

“ Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus.” (Atos 8:35 RA)

“ Mas Filipe veio a achar-se em Azoto; e, passando além, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesaréia.” (Atos 8:40 RA)

Quando Deus nos coloca em algum lugar, seja na nossa casa, na nossa escola, no nosso trabalho, na nossa cidade, em outras cidades, países ou continentes, o objetivo é o mesmo de anunciar a Sua palavra, não podemos fugir desta responsabilidade e deste privilégio.

3) QUANDO CUMPRIMOS A VONTADE DE DEUS, LEVAMOS ALEGRIA E PAZ AOS QUE OUVEM
Iremos notar que por onde Filipe passou cumprindo a vontade de Deus, ele trouxe alegria e paz aos que o ouviram.

Veja os textos abaixo:

“E houve grande alegria naquela cidade.” (Atos 8:8 RA)

“Quando eles estavam saindo da água, o Espírito do Senhor levou Filipe embora. O funcionário não viu mais Filipe, porém continuou a sua viagem, cheio de alegria.” (Atos 8:39 NTLH)

E continuando este texto vamos perceber no versículo 40 que Filipe foi para Azoto e evangelizou todas as cidades até chegar a Cesaréia. Segundo o Dicionário Bíblico de Almeida era um “Porto que Herodes, o Grande, construiu em honra a César Augusto na costa do Mediterrâneo, a 40 km de Samaria. Cornélio, o CENTURIÃO, era de lá {#At 10$}. Paulo esteve preso 2 anos ali {#At 23.31-26.32}.”
 
Com isto podemos concluir que Filipe evangelizou por toda a região de Samaria e quando lemos o texto abaixo, percebemos que foi uma evangelização que produziu resultado.

“ A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.” (Atos 9:31 RA)

CONCLUSÃO
Concluindo, gostaria de dizer aos amados irmãos, que Deus tem nos colocado em locais estratégicos para anunciar a sua palavra. Não se envergonhe, não se esconda, não se omita, mas coloque-se a disposição de Deus para ir onde Ele quer e anunciar a sua palavra, assim traremos paz e alegria para os que ainda não conhecem ao Senhor.

Que Deus nos abençoe nesta importante missão.

Pb. Erikson F. de Araújo
Esboço do sermão do dia 25/06/2011 na IP de Santo Eduardo

Um comentário:

  1. Filho, mais uma vez vc foi usado por Deus, sei que as pessoas de Santo Eduardo foram grandemente abençoado com a palavra ministrada, consequentemente todos que acessarem seu blog tbm serão. Deus continue te Iluminando. Bjs

    ResponderExcluir