Páginas

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

NAMORO NO CAMARO AMARELO

Um colega me mostrou uma reportagem que despertou meu interesse (Jovem ganha R$ 32 milhões pouco após ser abandonado pela namorada), a reportagem conta a história de um jovem que teve seu namoro terminado pela namorada, aparentemente por ser pobre, e que logo em seguida fica milionário.

Paralelo a este acontecimento, a música da dupla Munhoz & Mariano, intitulada Camaro Amarelo, tem feito bastante sucesso com uma história semelhante, segue abaixo a letra.

Camaro Amarelo
Munhoz & Mariano

Quando eu passava por você,
Na minha CG você nem me olhava.
Fazia de tudo pra me ver, pra me perceber,
Mas nem me olhava.

Aí veio a herança do meu véio,
E resolveu os meus problemas, minha situação.
E do dia pra noite fiquei rico,
To na grife, to bonito, to andando igual patrão.

Agora eu fiquei doce igual caramelo,
To tirando onda de Camaro amarelo.
E agora você diz: vem cá que eu te quero,
Quando eu passo no Camaro amarelo.

E agora você vem, né?
Agora você quer.
Só que agora vou escolher,
Tá sobrando mulher.

***********************************************

A letra desta música conta a estória de um rapaz que só tinha uma moto CG e que a garota que ele gostava não dava bola prá ele. Certo dia ele ganha a herança do pai e fica rico e aí a garota começa a prestar atenção nele.

Achei interessante tocar neste assunto, pois em nossos dias, enfrentamos uma distorção dos valores. Nosso jovens tem buscado basear seu namoro em interesses materiais e não no verdadeiro amor, por isso vou destacar alguns pontos desta canção.

Primeiro, o rapaz gosta da menina sem interesse, e não tem seu amor correspondido devido ao fato da garota não gostar da situação financeira do rapaz. Isto traz uma alerta aos rapazes e as moças, se você está interessado em uma pessoa que não presta atenção em quem você é e sim no que você tem, ela não merece a sua companhia, consequentemente não é uma pessoa que você deve escolher para namorar e para futuramente se casar e passar o resto da vida juntos.

Segundo, a suposta garota da canção aparenta escolher seus namorados observando o que eles possuem, isto serve de alerta aos nossos jovens que estão fundamentando seus relacionamentos no materialismo, ou seja, não ligam para o amor, para a união, para a conversa. Quando você vai escolher uma pessoa para conviver junto, você precisa analisar o que vocês tem em comum, é para isso que serve o namoro, isto não quer dizer que vocês irão concordar em tudo, mas em algum momento entrarão em acordo e definirão suas prioridades. A bíblia chama a nossa atenção quanto ao amor ao dinheiro "Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. (1ª Timóteo 6:10)". Você quer um relacionamento que trará alegrias ou dores?

Terceiro, notamos a questão da vingança, depois que o rapaz ganha o dinheiro e sua situação fica melhor, ele começa a esbanjar, ao invés de andar de CG, agora ele anda de Camaro, e quando a menina demonstra interesse, ele responde dizendo que agora ele pode escolher, porque tá sobrando mulher. Aqui iremos notar uma contradição, antes a insatisfação de um jovem por não escolhê-lo por causa do que ele tem e agora ele esnoba dizendo que tá sobrando mulher baseado no mesmo conceito. É interessante como o fator dinheiro muda o caráter das pessoas. Ele fala que agora ele ficou doce, porque "todos" ou "todas" estão atrás dele e que agora ele pode escolher. Mas porque tá sobrando mulher? Será que o doce que ele desperta o paladar das jovens é o ideal? Será que não está usando da mesma moeda para dar o troco na antiga paixão? Vejamos o que a bíblia diz: "Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes, não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção. Pois, quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano; aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a.  (1ª Pedro 3:8-11)"

Concluindo, alerto nossos jovens que tenham sabedoria na hora de escolher seu namorado ou namorada, não escolha pelo que ele tem, mas pelo que ele é. Assim você terá a possibilidade de ter um relacionamento saudável e na presença do Senhor.

Que Deus nos abençoe.

Pb. Erikson F. de Araújo

2 comentários: