Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

UM PEDIDO SÁBIO


2º Crônicas 1:1:13

Pedir, sempre foi mais fácil do que agradecer e pedir a Deus tem sido uma constante na vida da maioria dos cristãos.

Normalmente quando passamos de um ano para outro temos o costume de desejar coisas boas aos nossos amigos, temos anseios de que coisas novas e melhores aconteçam. Cantamos até uma música, onde desejamos “muito dinheiro no bolso, saúde prá dar e vender”.

Na bíblia encontramos o testemunho de um jovem que se tornou rei em uma situação extrema e de conflito quando seu irmão mais velho tenta usurpar o trono, além da pressão de estar sucedendo seu pai que foi simplesmente o melhor e maior rei de Israel.

Diante de todo esse contexto Salomão é ungido rei e vem a se tornar um rei inesquecível na história mundial.

Mas antes de qualquer coisa Salomão fez um pedido a Deus. Vejamos o que podemos aprender com o pedido sábio de Salomão.

1) ADORAR A DEUS
Notamos que o primeiro ato do rei Salomão após a morte de seu pai foi oferecer sacrifícios ao Senhor:

“Salomão ofereceu ali sacrifícios perante o SENHOR, sobre o altar de bronze que estava na tenda da congregação; e ofereceu sobre ele mil holocaustos.” (2 Crônicas 1:6 RA)

Salomão era agora o grande rei de Israel, filho do grande rei Davi, porém ele sabia que não era maior que o grande Deus de Israel e ele reconhece isso ao adorar ao Senhor e não foi uma oferta qualquer, a bíblia relata que foram mil holocaustos, o grande rei fez questão de adorar o senhor e que sua oferta fosse maior do que a de qualquer súdito. Ele não queria com este ato ser prepotente, mas se humilhar como grande rei diante de Deus.

Este é um grande ensinamento para nossa vida, se queremos pedir algo a Deus, primeiramente precisamos adorar ao Senhor. Muitas pessoas acreditam que esta ordem é inversa, ou seja, se Deus me abençoar e atender meu pedido então irei adorá-lo.

Não é assim que funciona, o nosso Deus não é um Deus de barganha que você pode fazer pressão ou chantageá-lo para que possa atendê-lo

Se você quiser ter o seu pedido atendido, primeiramente seja um adorador em espírito e em verdade do nosso Deus.

“Tu cumprirás o desejo do meu coração
Se eu te buscar
É impossível alguém estar perto de Ti
E tuas bênçãos não ter”
(Trecho da Música “Desejo do meu coração” do Toque no Altar.)

2) OUVIR A VOZ DO SENHOR
Outro ponto importantíssimo é que precisamos aprender a ouvir a voz do Senhor. Se você observar bem, antes que Salomão fizesse seu pedido, Deus é que fala com ele e pergunta-lhe o que quer.

“Naquela mesma noite, apareceu Deus a Salomão e lhe disse: Pede-me o que queres que eu te dê.” (2 Crônicas 1:7 RA)

Normalmente quem pede algo, está tão preocupado em falar, que se esquece de ouvir. Precisamos aprender a ouvir a voz do Senhor falando na nossa vida. Quando abrimos nossos ouvidos para ouvir a palavra de Deus, a possibilidade do nosso pedido ser atendido se torna maior.
Temos vários exemplos bíblicos de homens que quando abriram seus ouvidos para Deus tiveram suas vidas transformadas. Veja o caso do grande profeta Samuel quando era bem pequeno e estava no templo e o senhor o chamou:

“Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel! Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve.” (1 Samuel 3:10 RA)

A partir daquele momento Samuel foi muito abençoado e se tornou o grande sacerdote em Israel.

Outro exemplo é Isaías, quando teve sua visão e o senhor pergunta quem enviará para profetizar para os Israelitas ele responde:

“Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.” (Isaías 6:8 RA)

Tanto Samuel quanto Isaías foram servos de Deus e foram grandemente abençoados. Se quisermos ser bem sucedidos e ter nossos pedidos atendidos, precisamos aprendrer a ouvir a voz de Deus.

3) PEDIR COM HUMILDADE
Finalmente chega o grande momento do pedido de Salomão a Deus, que oportunidade fantástica o rei teve para pedir o que quisesse ao grande Deus de Israel, mas diante de tantas opções ele resolve pedir a Deus sabedoria e conhecimento (2ª Crônicas 1:10).

Isto demonstra a humildade e sabedoria que já habitava em Salomão, ao fazer este pedido ao grande Deus, ele demonstrou que seria um grande rei e que seguiria os passos do seu pai Davi e principalmente temente a Deus.

Enquanto muitas pessoas estão achegando a Deus para pedir riquezas e bens materiais, nós aprendemos com Salomão, que devemos pedir ao Senhor com humildade e Ele nos atenderá.
Deus ficou tão satisfeito com o pedido de Salomão que não só o atendeu no que pediu como concedeu a ele o que não pediu. (1º Reis 3:13).

Quando for fazer um pedido a Deus não seja arrogante, egoísta e prepotente, peça o que realmente você precisa, tenha sabedoria e você será grandemente abençoado.

A Bíblia registra que não houve outro rei como Salomão, nem antes e nem depois dele, que recebeu tantas riquezas (2º Crônicas 1:12).

É assim que Deus faz com os seus servos quando o adoramos, ouvimos e nos humilhamos diante d’Ele.

CONCLUSÃO
Salomão foi um grande rei e foi muito abençoado e não foi egoísta, pois revelou o segredo de sua sabedoria.

“O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” (Provérbios 1:7 RA)

Precisamos aprender com Salomão a sermos adoradores, ouvintes e humildes ao nos dirigirmos ao nosso Deus e ele nos assistirá em nossas necessidades, pois a obediência ao senhor é o princípio da sabedoria.

Tiago nos adverte que muitas vezes não somos atendidos porque pedimos mal.

“... pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.” (Tiago 4:3 RA)

Precisamos ter sabedoria para pedir as coisas a Deus e seguindo os passos de Salomão, com certeza seremos atendidos como ele foi.

Que Deus nos abençoe.

Pb. Erikson F. de Araújo
Esboço do sermão do dia 27/01/2013 na IPBJN.

Clique na figura abaixo para visualizar ou baixar os slides utilizados neste sermão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário