Páginas

sábado, 12 de janeiro de 2013

VALENTE PRÁ VALER!

Ontem assisti o desenho animado da Disney intitulado "Valente". O filme conta a história de uma menina que é a mais velha da família e que será a futura rainha do reino, seu pai é um rei e um grande guerreiro e sua mãe uma rainha exemplar. O filme mostra a educação que a mãe dá a filha que contrasta com o real desejo da menina, até chegar a adolescência onde acontece o enredo do filme.

É interessante destacar que finalmente a Disney criou uma princesa diferente com cabelos encaracolados e ruivos, bem diferente do padrão de anos onde as princesas tinham seus cabelos lisos e impecáveis, faz lembrar da música do Crianças Diante do Trono: "Você é linda demais, perfeita aos olhos dos pais..." Não precisamos seguir o padrão da Disney, Deus nos criou perfeitos. Para mim minha filha é uma princesa linda!

Mas continuando a história, a mãe resolve arranjar um noivo para filha, mas não é isso que a moça quer por enquanto, e aí o conflito chega ao seu clímax, num impulso a menina acaba ofendendo a mãe ao cortar uma tapeçaria e a mãe ofende a filha jogando seu arco no fogo.

A menina se sente angustiada e resolve fugir e se depara com uma bruxa, daí surge a grande idéia de fazer um feitiço que mudasse sua mãe.

Só que a mudança que acontece é que sua mãe acaba se tornando uma ursa e aí a menina se da conta de que não era isso que queria e começa uma grande aventura antes do 2º nascer  do sol para que o feitiço não se torne permanente. É neste momento que mãe e filha descobrirão os verdadeiros valores uma da outa.

O filme é muito bonito e emocionante, e tirando toda a influência que a Disney traz de bruxas e magias, podemos tirar algo proveitoso prá nossa vida.

Paulo em sua carta aos Efésios diz:

Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa) 
(Efésios 6:2 RA)

Precisamos aprender a honrar ou respeitar nossos pais, mesmo que não entendamos o que eles querem dizer. É normal chegarmos na adolescência e questionarmos muitas ações de nossos pais, esta é uma fase de mudanças e questionamentos, mas precisamos entender que nossos pais nos amam e sempre querem o melhor para nossas vidas, eles podem até errar mas se o fizerem é na tentativa de lhe dar o melhor.

Por outro lado nós pais, precisamos ter cuidado e paciência com nossos filhos, precisamos lembrar que nós também passamos pela adolescência e tivemos os mesmos ou semelhantes conflitos. Por vezes esquecemos de nosso tempo de mudanças e queremos proteger nossos filhos. Não há problema algum em querer protegê-los, é normal, o problema é o excesso. Precisamos amá-los e protegê-los respeitando o espaço deles. O mesmo Paulo em sua carta aos Efésios também traz uma orientação para os pais.

E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor. (Efésios 6:4 RA)

Quando passei pela minha adolescência (que por sinal não tem muito tempo rsrs), sempre fui muito atuante na igreja e meu pai era o pastor e lembro que sempre o questionei sobre muitas questões da igreja, algumas vezes de forma áspera e ofensiva e meu pai sempre com muita paciência (às vezes não, rsrs) sempre me educava. Hoje sou presbítero da igreja e continuo atuante, só que agora eu que sou questionado e hoje entendo muitos ensinamentos que ele trouxe para minha vida. Obrigado Pai, por me ensinar mesmo em meio a minha "rebeldia" da adolescência, hoje sou uma pessoa melhor graças a disciplina e admoestação que o senhor me deu.

Assista "Valente" e aprenda a ser um filho, filha, pai e mãe valente prá valer!

Pb. Erikson F. de Araújo

2 comentários:

  1. Que lindo comentário, meu filho, vc sabe como abrir o apetite das pessoas para ver um filme, não vou susegar enquanto não assistir. Gostei muito do seu reconhecimento em relação a disciplina e admoestação do seu pai. Seu pai sempre foi muito sério e justo na educação dos nossos filhos. Ele sempre procurou seguir os ensinamentos do Senhor Jesus. A Ele toda honra e glória. Grande abraço filho. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Erikson, a paz.
    Parabéns pelo artigo sobre este filme que lhe conduz a essa valentia "santa". Louvado seja Deus pelo aprendizado. Eu hoje , pensando em meu pai, vejo o quanto foi valente e bruto,mas tinha a intensão de salvar-me dos perigos deste mundo mal. Graças a Deus que tudo passou e eu hoje, sou de Deus e sirvo a Ele de todo o meu coração. Felizes somos nós, que reconhecemos o quanto os nossos pais lutaram e foram úteis em sua jornada e dever de pais. Continue assim,filho, e que Deus te conceda tudo que precisas para criar os teus filhos sempre no temor de Deus e eles possam reconhecer isso e mais tarde passarem às suas gerações o que passamos hoje às nossas. Um beijo e um abraço,do pai.

    ResponderExcluir