Páginas

sábado, 6 de abril de 2013

NO JARDIM COM O SENHOR


Marcos 14:32-42



Momentos antes de sua prisão e consequente morte e após cear com seus discípulos pela última vez, Jesus retira-se com alguns discípulos para o jardim do Getsêmani, um local tranquilo onde provavelmente tinha o costume de se reunir para orar ao Senhor. Segundo alguns estudiosos, devido ao costume de sempre orar no Getsêmani, Judas sabia o local exato para entregar Jesus para a prisão.

Um local de paz e tranquilidade acaba se tornando em um local de angústia e dor e que culmina com o triste episódio da traição e prisão de Jesus Cristo.

Diante de tantos acontecimentos trágicos vejamos o que Jesus Cristo tem para nos ensinar neste momento crucial, de dor e angústia que antecederam sua morte.

1) A ORDEM DE JESUS
Ao chegar ao Getsêmani, Jesus pede aos seus discípulos que se sentem enquanto ele vai orar e convoca Pedro, Tiago e João para estarem com ele (V. 33-34).

Jesus compartilha sua dor e sua angústia e pede que vigiem. Mesmo assim ele se depara com seus discípulos mais próximos dormindo enquanto ele orava. E por três vezes alerta os seus discípulos. A ordem de Jesus foi bem simples “VIGIAI E ORAI PARA QUE NÃO ENTREIS EM TENTAÇÃO”, no entanto ele encontra seus discípulos dormindo por três vezes.

O primeiro ensinamento que obtemos é que devemos vigiar e orar constantemente. Precisamos estar atentos ao que Deus tem para nossa vida, precisamos ter vida de comunhão e consagração, precisamos buscar a santidade para que assim não venhamos a cair em tentação.

Quando nos afastamos de Deus a tendência é ficarmos fracos na fé e com uma probabilidade maior de “cair no sono”. Precisamos vigiar e orar para estarmos preparados para o dia do Senhor.

2) O PEDIDO DE JESUS
Em segundo lugar percebemos que quando o mestre sai para orar ele faz dois pedidos ao Pai.

Primeiramente ele pede que o Pai o livre de sua angústia e o poupe deste sofrimento. Mesmo sabendo que ele veio ao mundo com este propósito ao sentir o sofrimento que teria que passar, ele apela ao Pai, pois sabe que para Ele nada é impossível.

No entanto logo em seguida ele faz um segundo pedido: “contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres” (v. 36). Com isto aprendemos que apesar do sofrimento que estava passando, ele preferia que fosse feita a vontade do Pai do que a dele própria.

Por vezes passamos por situações de angústia que parecem nos sufocar, clamamos ao Senhor pelo socorro, mas precisamos entender que nem sempre a nossa vontade é a vontade de Deus, e que a vontade d’Ele é sempre a melhor. Ele sabe de todas as coisas e para ele nada é impossível, ele sabe da sua necessidade e sabe qual a melhor solução. Talvez se o Pai fizesse a vontade do Filho naquele momento, Jesus não seria morto e ressurgiria triunfando sobre a morte e o pecado.

A vontade de Deus precisa ser soberana em nossa vida e assim recebermos o melhor de Deus.

3) A REAÇÃO DE JESUS
Apesar de todo o clamor e angústia de Jesus, o Pai não realiza a vontade do Filho e permite que seja preso, humilhado e morto.

É importante notarmos a reação de Jesus quanto à decisão final do Pai, ele aceita a decisão e a cumpre sem murmurar.

“Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido.” (Isaías 53:7-8 RA)
Quantas vezes pedimos ao Pai para que seja feita a sua vontade, mas não aceitamos a decisão quando ela chega, pois não é o que queremos ouvir.

Meu irmão e minha irmã, se o Pai não fez a vontade do seu próprio Filho no momento de maior angústia de sua vida, quem somos nós para ordenarmos a Deus que ele faça a nossa vontade.

Infelizmente em nossos dias, muitos têm brincado com a soberania de Senhor, muitos querem um Deus que aceita sua ordens e aprendemos com a Bíblia que não é assim que a coisa funciona, precisamos aprender com Jesus Cristo a sermos humildes e aguardamos o melhor de Deus para nossa vida.

“O tempo de Deus não é o nosso tempo, mas o tempo d’Ele é o melhor tempo.”

APLICAÇÃO
Para finalizar quero falar sobre A CADEIRA DAS DECISÕES. Cada pessoa possui uma cadeira de decisões, quando tomamos uma decisão na vida sem aguardarmos a orientação de Deus, é sinal que estamos sentados na cadeira das decisões, mas quando agimos de acordo com a palavra de Deus, estamos cedendo o assento para Ele. Como em qualquer cadeira, não cabem duas pessoas assentadas na cadeira das decisões. Ou estamos sentados de forma autossuficiente ou Deus está sentado.

Quem está sentado na cadeira de decisões de sua vida? Deus ou você?

Que possamos aprender com a palavra de Deus a vigiar, orar, pedir corretamente a Deus e aceitar a resposta d’Ele para nossas vidas.

Que Deus nos abençoe.

Pb. Erikson F. de Araújo
Esboço do Sermão do dia 31/03/2013 na IPBJN

Clique abaixo para visualizar ou baixar os slides utilizados neste sermão

Nenhum comentário:

Postar um comentário