Páginas

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

ANSIEDADE: O MAL DO SÉCULO

No último domingo (30/08/2009), estudamos na classe da Escola Dominical sobre o tema ansiedade, que é bem atual. Aprendemos que a ansiedade não é uma doença, mas sim uma sensação que temos como fome, sede, etc. No entanto quando há um descontrole desta sensação ocorre a patologia, ou seja, a ausência de ansiedade e até a ansiedade em demasia podem trazer malefícios para nossa saúde, inclusive problemas físicos. A ansiedade configura-se como uma preocupação com coisas que virão, ou mesmo que podem nem chegar a acontecer (imaginação) e tem reações como palpitações, tremores, suor, onicofagia (hábito de roer unhas), etc. Existem pessoas que tem um quadro tão avançado de ansiedade a ponto de se transformar em fobia ou pânico.

Os motivos para uma pessoa ficar ansiosa são vários, mas nos últimos dias a preocupação com os bens materiais tem sido um dos grandes causadores desta ansiedade descontrolada. O amor ao dinheiro e aos bens tem sido um dos grandes causadores deste mal que afeta a todos (inclusive os cristãos) deste século.

A ansiedade é um problema que precisa ser levado a sério e tratada caso haja desequilíbrio. Hoje em dia as doenças conhecidas como psicossomáticas, tem dominado nosso dia-dia, devido ao ativismo exagerado, até mesmo nossas crianças estão crescendo sendo pressionadas e inconscientemente já sofrendo os efeitos deste mal.

Apesar de parecer ser um mal bem atual, encontramos registros antigos falando sobre a ansiedade, o próprio Jesus Cristo fala sobre o assunto, assim como alguns de seus apóstolos. Jesus condena a preocupação sem razão e ensina que devemos confiar em Deus que é o Senhor de todas as coisas. No evangelho segundo Mateus capítulo 6, versos 25 a 34, ele dá uma aula sobre o assunto e faz algumas comparações.

Inicialmente cita as pessoas que se preocupam com o dinheiro, com o que comer, e dá o exemplo dos pássaros que não tem esta preocupação. Depois fala sobre a preocupação com as vestes e aí ele vai mais longe citando os lírios dos Campos que se vestem melhor do que o Rei Salomão. O ensinamento é claro: “Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e Ele lhe dará todas essas coisas (Mateus 6:33 NTLH)”. Aqui Jesus nos dá um ensinamento grandioso que devemos confiar nele e deixar que resolva nossos problemas.

Caso haja desconfiança de uma irregularidade na ansiedade, é fundamental a busca por um profissional para realizar um tratamento médico, sendo que o mais importante é confiarmos nosso problema à Deus e deixá-lo resolver da forma que entenda melhor (inclusive através de médicos e profissionais da saúde).

Segue abaixo algumas sugestões para se vencer a ansiedade:
- Viva um dia de cada vez: O Maná era colhido cada dia (Êxodo 16:16-21)
- Descanse um dia em sete (Gen. 2:2-7; Ex. 20:11)
- Pensar e agir de acordo com ensinamentos de Deus (Fil. 4:4-8)
- Confie no cuidado de Deus (1ª Pedro 5:7; Salmo 55:22)

“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará. (Salmo 37.5)”

“Para vencer a ansiedade, é necessário que o crente peça a paz de Deus, seja fiel ao Senhor, não seja cobiçoso e confie na provisão divina”.

Erikson F. de Araújo

Fonte: - Revista Desafios da Atualidade. Nº 03. Aliança Congregacional.
           - Revista Ensinador Cristão. Nº 35. CPAD.

Um comentário:

  1. Erison, parabens vc falou dentro dos termos corretos e da forma mais clara para se entender e se cuidar enquanto podemos, continue ajudando seu próximo com informações tão precisas e preciosas, principalmente postada na Bíblia sagrada a palavra de Deus. Deus te abençoe filho e te faça um sábio. Te amo. Etieneide

    ResponderExcluir