Páginas

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A TELEVISÃO NA MINHA CASA

Hoje em dia é muito comum as diversas formas de entretenimento que encontramos, mas acredito que nenhuma delas tenha durado e feito tanto sucesso como a famosa televisão.

Este aparelho tem feito parte de nossas vidas em diversos momentos, no meu ponto de vista, tem tido até momentos bons, mas o problema é que ultimamente os pontos negativos da televisão tem se sobressaído e isso é motivo de preocupação.

A maioria das pessoas tem um contato muito forte com a televisão, tem pessoas que não conseguem ficar um minuto com o aparelho desligado, mal chegam em casa e a primeira coisa que fazem é ligar a televisão. Apesar do passar do tempo e da evolução, é um dos eletrodomésticos mais vendidos (se não for o maior). Hoje a televisão tem feito parte de nosso dia-dia na internet, em dispositivos portáteis e agora com a chegada da TV digital nos grandes centros, a possibilidade de interação é bem mais ampla.

Não vejo mal em assistir a televisão, o problema é saber o que assistir e o momento certo de mudar de canal ou até mesmo de desligar o aparelho. Tem igrejas que já tiveram ou tem o hábito de proibir o seu membro de ver a televisão, não acho que esta seja a melhor atitude, até porque não tem como o líder espiritual saber 24 horas por dia o que todos os membros de sua igreja fazem. O problema da proibição é a curiosidade – “o que é proibido é mais gostoso” – sou à favor da conscientização e do senso crítico, podemos assistir a televisão, mas precisamos filtrar o que é bom. Paulo em sua carta aos Filipenses diz:

“Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente.” (Filipenses 4:8 NTLH)

Precisamos identificar o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente na televisão, para que possamos encher nossa mente de coisas boas e que agradam a Deus.

Existem vários programas de televisão que são bons, mas alguns tem mais influências negativas do que positivas. Destaco aqui, os novos programas de humor (que de humor mesmo não tem nada), as novelas e os realities show, programas que podem até trazer algo positivo para nossas vidas em algumas partes, mas na maioria das vezes só traz coisas desagradáveis.

Certa vez uma pessoa disse: Você deixaria um traficante de drogas entrar na sua casa para vender drogas à seu filho? Ou uma prostituta para vender o seu corpo? Talvez a sua resposta tenha sido: - Claro que não! Mas temos deixado entrar através da televisão, veja o que o rei Davi diz:

“Serei honesto em tudo o que fizer. Quando virás para te encontrares comigo? Viverei uma vida correta na minha casa e não deixarei que entre nela nenhum mal. Eu detesto as ações daqueles que se afastam de Deus e não tomarei parte nos seus pecados.” (Salmos 101:2-3 NTLH)

Hoje as novelas tem influenciado tanto a vida das pessoas, que elas deixam de cumprir outros compromissos para assistir o último capítulo da novela ou para ver a final do campeonato do seu time favorito. Muitos deixam de ir à igreja prestar um culto a Deus por causa da televisão, isso não deve acontecer. As novelas tem uma influência tão marcante em nossas vidas, que pessoas mudam hábitos em virtude das novelas. Há poucos dias encerrou-se a novela global “Caminho das Índias” e era incrível como as pessoas estavam falando, agindo e até se vestindo como os personagens da novela.

Finalizo dizendo o seguinte: Cuidado! Não deixe que a televisão ou alguns programas escravizem sua vida, tome uma postura, tenha o controle sobre o aparelho e não deixe que ele o controle, aos que tem filhos, muito cuidado, a criança não tem o senso crítico de um adulto, não tenha medo de ser o diferente da turma. Deus te chamou para fazer a diferença no mundo.

“Não amem o mundo, nem as coisas que há nele. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pai.” (1ª João 2:15 NTLH)

Deus te abençoe.

Erikson F. de Araújo

6 comentários:

  1. Erikson, vc está sendo muito iluminado ao deixar esta palavra de alerta para todos nós, concordo com vc quando diz que devemos ter domínio sobre a TV,o cuidado com o que as crianaças assistem, e sobretudo a fazer questão de ser diferente. Deus quer isto de nós, nosso testemunho sempre fala mais alto. Minha oração é que Deus continue te iluminando a ajudar muitas vidas. Etieneide

    ResponderExcluir
  2. Filho, fico contente com o que acabo de ler. Sei que o assunto é muito polêmico, porque sempre que é lido, geralmente se gosta, mas nem sempre se pratica. Penso que a sala de nossa casa não é o melhor lugar para se ter um aparelho de TV. O quarto tbm não é o melhor lugar, com certeza. Há casas em que se costuma colocar uma TV em cada compartimento; isso é incrivel e não faz bem para o lar. Acho que toda casa deve manter a TV em um lugar reservado somente para isso. Assim, vai lá só quem tem interesse por esse ou aquele programa. Quando as crianças são pequenas elas devem serem instruidas pelos pais para não usarem a TV sem que recebam autorização dos pais. Quanto aos programas, cada um deve assistir aquele que lhe convier e que a sua mente cristã permite. Tudo isso depende de uma consciência cristã, o que é importantíssimo. O cristão deve ser maduro para saber agradar a Deus também com isso. Abraças Pr. David Araújo.

    ResponderExcluir
  3. Erikson
    Concordo com vc em relação a sua postura quanto a TV.
    Estou feliz em saber noticias suas através de seus orgulhosos pais, aqui em Caruaru, na festa do Eduardo Henrique. Que Deus continue te abençoando.
    Abraços do seu colega
    Pb Marcos A Oliveira
    IP Central Caruaru

    ResponderExcluir
  4. Kson...
    Quem diria, hein???
    Você lembra como eram nossos dias??? Nem parece que você gostava tanto de Globo Esporte, tanto de futebol... que não deixava nem sua irmãzinha querida pegar o controle remoto e brigava muuuito comigo até me fazer chorar e, como sempre, pedia socorro à mamãe que sempre lhe atendia... vida de caçula é complicada!!
    Falando sério agora... é bom ver que a constituição de uma família muda os pensamentos... parabéns, mano! Deus te abençoe e te ilumine.
    Beijão, sua irmã, Polly :)

    OBS: Aproveitando o ensejo queremos te parabenizar por mais um ano de casamento. Que Deus continue a abençoar sua família. São nossos votos: Pai, Mãe, Polly e Costa.

    ResponderExcluir
  5. Mas Globo Esporte não tem problema, hoje faço meus filhos chorarem. kkkk. Mas é isso aí, vamos amadurecendo e aprendendo. Obrigado pelos parabéns.

    Erikson

    ResponderExcluir
  6. Valeu Kson... é isso aí! Eu chego lá!!
    Beijão!
    Polly

    ResponderExcluir