Páginas

terça-feira, 8 de setembro de 2009

CRIANÇAS NA SANTA CEIA, O QUE FAZER?

Este foi o tema abordado no último domingo (06/09) em nossa classe da Escola Dominical, tivemos a grande oportunidade de aprendermos um pouco mais sobre este importante sacramento deixado por Cristo para nossas vidas. Aprendemos que a ceia é o memorial onde lembramos o sacrifício de Jesus Cristo na cruz pela remissão de nossos pecados e uma oportunidade de estarmos em comunhão com outros irmãos amados.

No entanto discutimos sobre alguns aspectos dessa comemoração que são levantados por algumas igrejas e suas doutrinas. Uma delas, talvez a mais polêmica, seja sobre a participação ou não das crianças neste momento. É claro, que nossa intenção não é criar discórdia, nem mesmo julgamento sobre o que cada denominação entende por correto, entendemos que as doutrinas que são criadas por homens devem ter embasamento bíblico (ou pelo menos deveriam ter) e como não há uma definição clara sobre o assunto, a conclusão em que chegamos é a mesma que muitas denominações já praticam.

Quem defende a participação das crianças tem como principal argumento o texto de Marcos que diz:
“Quando viu isso, Jesus não gostou e disse: — Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino de Deus é das pessoas que são como estas crianças. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele.” (Marcos 10:14-15 NTLH)

Este texto fala do momento em que algumas crianças tentam se aproximar de Jesus e são impedidas pelos discípulos, então Jesus intervém com estas palavras. Através deste texto podemos imaginar que Jesus Cristo provavelmente não impediria que crianças participassem de uma celebração como a Santa Ceia, mas é apenas uma suposição, até porque não temos como adivinhar o que outra pessoa faria, muito menos o Mestre dos mestres. Por outro lado tem que ser levado em consideração que quando as crianças chegaram, Jesus não estava celebrando a ceia e nem há citação da presença de crianças quando ele celebra a primeira ceia, que segundo a bíblia tem somente a participação de seus discípulos.

Já outro grupo, defende a proibição de crianças na santa ceia, levando em consideração o texto do apostolo Paulo que diz:
“Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do Sangue do Senhor. Examine-se o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice;” (1ª Coríntios 11:27-28 RA)

A alegação deste grupo é que a criança não teria o discernimento necessário para o auto-exame e assim não teria condições de saber se está apta ou não a participar deste memorial. É importante ressaltar que em momento algum temos um texto onde o apóstolo Paulo proíbe claramente a participação de crianças na Santa Ceia, nem tão pouco Jesus afirmando que elas podem participar.

IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL
A Igreja Presbiteriana do Brasil (www.ipb.org.br), da qual faço parte, entende que somente os membros que professaram publicamente sua fé, podem participar da Ceia do Senhor, no entanto, não define a partir de qual idade isso pode ocorrer, ou seja, se uma criança de 10 anos se apresenta ao conselho e declara que deseja professar a sua fé publicamente e consequetemente participar da Ceia, caso o conselho não veja empecilho, este pode fazê-lo sem impedimento algum. É importante deixar claro que a IPB não proíbe crianças de participarem da Santa Ceia. Ela tem o cuidado de esclarecer aos irmãos que ainda não são membros (independente da idade) da responsabilidade de participar deste momento indignamente e para isso adota certos procedimentos (profissão de fé) para a habilitação deste membro no momento da Ceia, com a ressalva de reconhecer os irmãos que são membros de outras igrejas evangélicas.

OUTRAS DENOMINAÇÕES
Não quero me alongar, nem detalhar esta parte, pelo simples motivo de não conhecer a fundo as doutrinas das outras igrejas, prefiro comentar somente sobre a que tenho conhecimento que é a IPB, no entanto, ouvimos falar e muitas vezes vimos igrejas com outro entendimento e realizando procedimentos que entendem está de acordo com a palavra de Deus.


Concluo, dizendo que o objetivo não é fazer julgamento, entendo que a Santa Ceia é um privilégio dos que reconhecem o sacrifício de Jesus na cruz por nossos pecados, e que deve ser celebrado sempre, conforme ensinamento de Cristo Jesus. Quanto aos pontos polêmicos como este, recomendo que você caro leitor, siga sempre a doutrina da comunidade cristã escolhida, este deve ser o nosso comportamento como verdadeiros cristãos.
“Obedeçam às autoridades, todos vocês. Pois nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas nos seus lugares por Ele.” (Romanos 13:1)

Deus te abençoe.
Erikson F. de Araújo

3 comentários:

  1. Rapaz, estou extremamente feliz e orgulhoso Erikson. Nunca imaginei que vc tivesse vocação para professor de escola dominical, muito menos para Diácono. Porém, como vc está dando orgulho a TODA a família, espero que seja da vontade do nosso Deus e Pai que vc continue sempre firme neste propósito, e, que Ele permita a vc, trilhar os passos de teu pai que sempre foi um ótimo exemplo de pastor.
    Amo muito vc. Tenho muito orgulho de vc. Sinto muita falta de seu irmão, mas tenho plena certeza de que se ele estivesse vivo, teria em você um grande exemplo.
    Eu sinto demais a sua ausência, mas, peço sempre a Deus que te dê ou me dê condições para promover um reencontro.
    Que Deus continue te abençoando ricamente. Sempre concedendo muita paz, muito amor, muito entendimento e discernimento.
    AMO VC!

    ResponderExcluir
  2. Filho, sem demagogias, gosto e fico surpresa ao ler alguma coisa que vc escreve, vejo que Deus tem te concedido dicernimento e sabedoria para ensinar à muitas vidas. Gosto do seu jeito centrado e focado na palavra de Deus. Parabens vc tem se mostrado um homem iluminado. A minha oração é que a sabedoria seja um marco na sua vida e que Deus seja o mentor da mesma. Te amo! Parabens.

    ResponderExcluir
  3. Marizete Beviláqua Tinte Castellani19 de setembro de 2009 às 14:48

    Erikson, vc é uma pessoa iluminada e tem o poder de conquistar as pessoas que convivem com vc...por sua sabedoria, simpatia, humildade, amor pela família e generosidade, qdo não mede esforços para a prática do bem.JESUS TE AMA! Parabéns e continue a espalhar alegria e bondade por onde passar! Adorei o seu BLOG, os assuntos são maravilhosos!
    Um abraço, Marizete

    ResponderExcluir