Daniel 1:19-21
Daniel foi um jovem extraordinário que desde o início de sua vida demonstrou que era um jovem diferenciado e que impactaria as pessoas com sua vida por onde passasse.
Daniel viveu uma época difícil para o povo de Israel, ele foi tirado logo cedo de casa e foi para uma nação que não conhecia para ser tratado como escravo para servir um Rei que não adorava a Deus.
No entanto este servo do Senhor demonstra com suas atitudes que devemos servir ao verdadeiro Deus.
Aprendamos um pouco com a história de Daniel e de seus amigos como eles se portarem diante do caos e através da sua vida tornaram benção por onde passaram.
1) A VIDA DO JOVEM CRISTÃO EXIGE POSTURA
A primeira característica que gostaria de destacar na vida de Daniel e de seus amigos é que eles tinham postura.
“Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.” (Daniel 1:8 RA)
Vejamos bem, para que um jovem possa se posicionar e ter postura, ele precisa ter SEGURANÇA. Quando uma pessoa está insegura, normalmente não tem plena convicção do que ela está fazendo é correto ou não. É normal percebermos ao ouvir uma palestra ou uma explicação, o nervosismo do apresentador, que em alguns casos, pode ser justificado pela insegurança, pela falta de preparo ou domínio do assunto.
Para termos segurança no que estamos dizendo é preciso ter CONHECIMENTO. Vamos notar que Daniel e seus amigos não foram escolhidos ao acaso, eles foram selecionados.
“Disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, tanto da linhagem real como dos nobres, jovens sem nenhum defeito, de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, versados no conhecimento e que fossem competentes para assistirem no palácio do rei e lhes ensinasse a cultura e a língua dos caldeus.” (Daniel 1:3-4 RA)
Então Daniel tinha um conhecimento, ou seja, ele ouviu e aprendeu. Ele tinha convicção do que era certo e errado, do que agradava a Deus e do que era pecado.
Provavelmente ele teve uma família que se preocupou em ensinar-lhe o que era correto desde criança, esta família estava atenta ao que o rei Salomão aconselhou.
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Provérbios 22:6 RA)
Daniel foi ensinado ainda criança e quando foi afrontado ele não se desviou do caminho. Devemos estar atentos como jovens cristãos aos ensinamentos de nossos pais e ter alegria quando somos convidados a estar na presença de Deus, para que possamos ter segurança no momento certo.
“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR.” (Salmos 122:1 RA)
Hoje somos frequentemente testados e afrontados na nossa faculdade, nos nossos lares, trabalho, etc. Hoje vivemos a geração do “ISSO NÃO TEM NADA HAVER”, e coisas que eram pecados há um tempo atrás, não são mais considerados assim.
Precisamos ter CONHECIMENTO que produz SEGURANÇA para assim termos POSTURA, como jovens cristãos nos momentos de provação.
Alguns jovens ficam preocupados quando escolhem o caminho correto com as consequencias que terão, alguns dizem que não podem ter postura, porque perderão o emprego, perderão de ano, ficarão mal com os amigos, etc. Precisamos aprender com Daniel e seus amigos que passaram por momentos bem piores em que não enfrentaram a perda do emprego, do curso ou da amizade e sim da vida, mas nem por isso eles deixaram de se posicionar.
“Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste.” (Daniel 3:17-18 RA)
“Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer.” (Daniel 6:10 RA)
2) A VIDA DO JOVEM CRISTÃO EXIGE VIDA DE ORAÇÃO
O jovem cristão precisa estar em comunhão constante com Deus e esta comunhão precisa ser vivida através de uma vida de oração.
Quando o rei Nabucodosor se enfurece e manda matar a todos, Daniel pede tempo ao rei para que possa interpretar o seu sonho e convoca seus amigos para que orem por ele. Daniel e seus amigos tinham vida de oração.
“Então, Daniel foi para casa e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros, para que pedissem misericórdia ao Deus do céu sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem com o resto dos sábios da Babilônia.” (Daniel 2:17-18 RA)
Quando o rei Dario também decretou que durante 30 dias não poderia fazer pedido algum a qualquer Deus, Daniel não ficou acanhando e foi para sua casa e escancarou as janelas de seu quarto e continuou orando a Deus (Daniel 6:10).
A oração é nossa força, é nossa base, não podemos deixar de orar. Quantas vezes devemos orar por dia? A Bíblia nos responde.
“Orai sem cessar.” (1 Ts 5:17 RA)
É importante destacar alguns pontos relativos à oração.
- Devemos orar sempre e não somente quando estamos em dificuldades;
- Devemos aguardar a resposta de Deus e não a resposta que queremos;
- Precisamos orar com fé.
3) A VIDA DO JOVEM CRISTÃO EXIGE TESTEMUNHO
Agora precisamos ter uma vida que seja vista e destacada em nosso meio, através dos nossos atos pessoas precisam nos notar e perceber que Deus fez algo diferente em nossa vida.
Através da vida de Daniel e seu amigos percebemos algumas pessoas que foram alcançadas e deram seus testemunhos a respeito, vejamos alguns casos:
COZINHEIRO CHEFE:
“No fim dos dez dias, a sua aparência era melhor; estavam eles mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei. Com isto, o cozinheiro-chefe tirou deles as finas iguarias e o vinho que deviam beber e lhes dava legumes.” (Daniel 1:15-16 RA)
REI NABUCODONOSOR
“Então, o rei falou com eles; e, entre todos, não foram achados outros como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso, passaram a assistir diante do rei.” (Daniel 1:19 RA)
“Então, o rei Nabucodonosor se inclinou, e se prostrou rosto em terra perante Daniel, e ordenou que lhe fizessem oferta de manjares e suaves perfumes. Disse o rei a Daniel: Certamente, o vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos reis, e o revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério.” (Daniel 2:46-47 RA)
“Falou Nabucodonosor e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois não quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar o seu corpo, a servirem e adorarem a qualquer outro deus, senão ao seu Deus. Portanto, faço um decreto pelo qual todo povo, nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas em monturo; porque não há outro deus que possa livrar como este.” (Daniel 3:28-29 RA)
“Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu, porque todas as suas obras são verdadeiras, e os seus caminhos, justos, e pode humilhar aos que andam na soberba.” (Daniel 4:37 RA)
REI DARIO
“Então, o rei Dario escreveu aos povos, nações e homens de todas as línguas que habitam em toda a terra: Paz vos seja multiplicada! Faço um decreto pelo qual, em todo o domínio do meu reino, os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel, porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre; o seu reino não será destruído, e o seu domínio não terá fim. Ele livra, e salva, e faz sinais e maravilhas no céu e na terra; foi ele quem livrou a Daniel do poder dos leões.” (Daniel 6:25-27 RA)
CONCLUSÃO
Gostaria de concluir convidando você a refletir sobre sua vida como jovem cristão e a responder em seu íntimo, como está a sua vida como jovem cristão? Você tem tido postura, vida de oração e testemunho em sua vida? Você pode se comparar a Daniel e seus amigos? As pessoas têm reconhecido Deus através de sua vida?
Quero destacar dois versículos:
“Falou Nabucodonosor e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois não quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar o seu corpo, a servirem e adorarem a qualquer outro deus, senão ao seu Deus.” (Daniel 3:28 RA)
“Faço um decreto pelo qual, em todo o domínio do meu reino, os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel, porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre; o seu reino não será destruído, e o seu domínio não terá fim.” (Daniel 6:26 RA)
Como está sua vida jovem cristão? As pessoas tem visto Deus em sua vida, ao ponto de exaltar este Deus como o seu Deus?
Que Deus nos abençoe e que tenhamos uma vida de um jovem realmente cristão.
Pb. Erikson F. de Araújo
Esboço do sermão do dia 22/10/2011 na IP de Bom Jesus do Norte
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR OS SLIDES DESTA MENSAGEM